Projeto do Senado pretende instituir premiação para homenagear cientistas

O prêmio será conferido anualmente em sessão especial do Senado, a realizar-se em outubro, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Foto: Reprodução

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado Federal aprovou um Projeto de Resolução (PRS) 9/2014, que institui o Prêmio de Ciência, Tecnologia e Inovação Ministro Renato Archer, destinado a homenagear pessoas e entidades que tenham contribuído no avanço da ciência, tecnologia e inovação no Brasil. A proposta, de autoria do senador Luiz Henrique (PMDB-SC), segue para a Comissão Diretora e, em seguida, será votado em Plenário.

O prêmio será conferido anualmente em sessão especial do Senado, a realizar-se em outubro, por ocasião da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As categorias do prêmio serão: Ciência, pela contribuição aos avanços no conhecimento científico básico ou aplicado; Tecnologia, pelo desenvolvimento ou aprimoramento de produtos, processos ou técnicas; e Inovação, pela criação de novo produto, processo ou serviço, com destaque no mercado nacional.

As indicações ao prêmio serão encaminhadas por pessoas físicas ou jurídicas à Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) do Senado, à qual caberá divulgar, anualmente, o regulamento e as normas para inscrição. Quanto a escolha do nome do prêmio, é uma homenagem a Renato Archer, primeiro ministro da Ciência e Tecnologia, entre 1985 e 1987.

O relator do projeto, senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), recomendou a substituição do diploma em pergaminho e da medalha de ouro, que seriam concedidos aos agraciados, pelo Diploma do Mérito Científico e Tecnológico do Senado Federal. Segundo ele, isso torna a premiação “simbólica, mas consistente”.

Fonte: Agência Gestão CT&I, com informações da Agência Senado