Projeto lança obras que destacam a cultura amazônica
Dando continuidade ao projeto Edição de Livros, vinculado ao programa Mania de Ler, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura (SEC), realiza, nesta quinta-feira (04), no hall superior da Biblioteca Pública do Amazonas, a partir das 18h, a quarta edição do projeto. Serão lançados três edições que tratam da realidade amazônica, por meio da gastronomia e da literatura infanto- juvenil.
As obras são “Tia Teté – Histórias e Lendas Amazônicas”, da autora Maria Luiza Damasceno, com ilustrações da artista amazonense Lucinha Cabral; “Gastronomia da Amazônia”, de Lauriene Nakai Rodrigues e Geni Conceição Cáuper; e “Piripaque e Rapinante”, de Calcida Barboza, com ilustrações de Lucinha Cabral.
“O Mania de Ler é um programa de incentivo ao livro e à leitura. E sabemos que estimular o hábito de ler não é apenas criar pontes entre obras e leitores. A leitura é, acima de tudo, uma poderosa ferramenta de cidadania. Um dos nossos objetivos é lançar obras que contemplem às áreas de geografia, história, ciência, sociologia, romance e, principalmente, sobre a nossa região, a Amazônia”, ressaltou o secretário de Cultura, Robério Braga.
AS OBRAS
“Tia Teté – História e Lendas Amazônicas” é um livro de leitura agradável e prazerosa. A autora faz uma viagem ao passado, e nos leva ao final do ciclo da borracha no Amazonas. Através de Tia Teté, as lendas maravilhosas e contos de igapós são transcritos com leveza e realidade.
No livro “Gastronomia da Amazônia”, as autoras abordam a influência que a cultura indígena teve sobre os seringueiros, ribeirinhos e nos demais povos amazônicos. A obra é rica em receitas típicas do Brasil, da Bolívia, da Colômbia, do Equador, das Guianas, do Peru e da Venezuela.
“Piripaque e Rapinante” relata a história de Azulino, que é chamado de Piripaque por seus amigos, devido ao fato de desmaiar com frequência. Relata também a luta entre Piripaque e Rapinante.
Fonte: Governo do Amazonas