‘Meninas do Tempo’ da UEA busca despertar interesse pela meteorologia

CIÊNCIAEMPAUTA, POR MIRINÉIA NASCIMENTO

Entender o tempo e o clima se faz necessário para planejar os vários setores da sociedade. Foto: Eduardo Gomes/CiênciaEmPauta

Despertar o interesse vocacional e aptidões de estudantes do ensino médio e de graduação, do sexo feminino, para o curso de Meteorologia e evitar a evasão das alunas que já iniciaram o curso. Essa é a proposta do projeto ‘Meninas do tempo’, coordenado pela professora doutora, Maria Betânia Leal de Oliveira, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), desde 2010.

Segundo ela, o custo elevado dos instrumentos para monitoramento do tempo restringe o acesso dos estudantes a um aprendizado mais prático sobre os conceitos básicos da área. Oliveira ressalta que por fazer parte da rotina diária dos seres humanos, entender o tempo e o clima se faz necessário para planejar os vários setores da sociedade.

“Com objetivos específicos pretendemos promover a interação dos estudantes, proporcionando conhecimento básico das variáveis meteorológicas do ponto de vista prático e teórico, familiarizar as estudantes com as unidades físicas de medidas e concretizar noções de tempo e clima como fator estimulante para futuros exercícios de atividades da área de meteorologia”, destacou a coordenadora.

Para o monitoramento das variáveis atmosféricas como temperatura e umidade relativa do ar, pressão atmosférica, precipitação, direção e velocidade do vento, duas estações meteorológicas automáticas foram instaladas em Manaus. Uma em uma escola de ensino médio e outra na UEA.

Estação Meteorológica instalada na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA. Foto: Agecom

Estação Meteorológica instalada na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA. Foto: Agecom

Na Escola Estadual Marcio Nery, unidade coexecutora do projeto, a estação é composta por um conjunto de sensores integrados, que transmitem os dados via onda de rádio por meio de uma antena, em tempo real. A segunda estação está na unidade executora do projeto, localizada na Escola Superior de Tecnologia (EST) da UEA, que monitora continuamente as variáveis atmosféricas.

Um total de oito mulheres fazem parte do projeto ‘Meninas do Tempo’, sendo duas professoras e uma aluna de graduação do curso de Meteorologia da UEA, além de uma professora e quatro alunas de nível médio da Escola Márcio Nery.

“A proposta é de caráter motivacional uma vez que é predominantemente constituída de atividades práticas envolvendo as alunas de ensino médio e de graduação, que associadas com palestras e oficinas torna-se fundamental para atrair novas alunas para o curso de Meteorologia, bem como manter as atuais”, enfatizou Oliveira.

A coordenadora destaca ainda que a divulgação de boletins com as informações meteorológicas em páginas eletrônicas, assim como a participação em eventos científicos locais e nacionais, são importantes para divulgar o curso e desperta o interesse em outros estudantes.

CIÊNCIAemPAUTA, por Mirinéia Nascimento