Projetos de alcance social foram destaque no estande do Governo do Amazonas na reunião anual da SBPC
CIÊNCIAemPAUTA, por Anália Barbosa
O Amazonas marcou presença na 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), maior evento científico do País, com a apresentação de projetos de pesquisa de amplo alcance social desenvolvidos no estado.
Realizada de 22 a 27 de julho, em São Luís (MA), a edição 2012 teve como tema central “Ciência, cultura e saberes tradicionais para enfrentar a pobreza” e contou com a participação de mais de 25 mil pessoas.
Nos últimos anos, o Amazonas tem marcado forte presença na SBPC, que é uma vitrine da ciência brasileira, por meio do trabalho de articulação Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), responsável por intermediar a participação de diversas instituições no evento.
A participação maciça na SBPC reforça a imagem do Amazonas na condição de uma das unidades federativas que vem conquistando, nos últimos anos, um avanço exponencial no campo da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).
Durante o balanço do evento, a presidente da SBPC, Helena Nader, destacou que o Amazonas está indo muito bem no que se refere às ações realizadas nesta área, incluindo a postura adotada pelo Governo do Estado, por meio da SECTI-AM e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), de continuar investindo em CT&I mesmo após os cortes no orçamento realizados pelo governo federal. “Em muitos estados, está sim havendo redução de investimentos, ao contrário do Amazonas”, frisou a presidente da SBPC.
INTEGRAÇÃO
A apresentação de projetos de pesquisa com alcance social desenvolvidos no Amazonas foi realizada na ExpoT&C – grande mostra de CT&I, que reúne expositores de universidades, institutos de pesquisa, agências de fomento, entidades governamentais e outras organizações interessadas em apresentar novas tecnologias, produtos e serviços.
As instituições que representaram a produção do conhecimento científico fazem parte do sistema público estadual de CT&I – formado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro de Educação Tecnológica (Cetam) e Fapeam. Também integraram o grupo de expositores a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-AM) e a Fundação Nokia de Ensino (FNE), enquanto instituições convidadas.
EXPERIÊNCIAS
A Fundação Nokia de Ensino apresentou o projeto “Sistema Educacional sobre História e Geografia do Amazonas – Explorando o Amazonas – EXPAM”, que visa amenizar a problemática da carência de softwares educacionais voltados à temática humana e regional. A ferramenta pode ser utilizada em casa, para revisão do aluno, ou nas salas de aula, com o monitoramento do professor, constituindo-se como um recurso didático auxiliar. O protótipo apresenta módulos de História e Geografia e Cultura do Amazonas.
A Fapeam levou um dos projetos fomentados pela instituição que trabalha com a reutilização de resíduos. O projeto “Papel de guaraná” é desenvolvido pela Refiam, empresa semi-industrial especializada em reciclagem de papel e fabricação de mantas de fibras vegetais geradas por meio de pesquisas de transformação de resíduos orgânicos em fibras.
Outro destaque foi o projeto “Ambulatório Virtual Mobile”, desenvolvido pela UEA, na área de telemedicina. Mediante o acesso a esses dispositivos, médicos e especialistas avaliam e visualizam, resumidamente, os casos em seu celular, antes de acessarem o site para realizar a consultoria. Por meio do projeto, os profissionais de saúde poderão ver a descrição dos casos e oferecer uma resposta rápida aos pacientes.
Desenvolvido com o apoio da Fapeam, a Seduc apresentou o projeto de pesquisa “Preparação do café do coco do tucumã e extração do óleo do tucumã“, desenvolvido no município de Tefé.
Já o Cetam esteve presente com o projeto que visa à oferta de cursos de Marchetaria Artística e de Entalhe em madeira para detentos do sistema prisional. Após a qualificação, os detentos passam a fabricar produtos e as famílias vendem para ajudar nas despesas domésticas.
SBPC EM NÚMEROS
A 64ª reunião anual da SBPC contou com 11.912 participantes inscritos, vindos de 700 cidades, com representações de todos os estados. Maior número de participantes do Maranhão, seguidos pelo Pará e Pernambuco. Mais de 4 mil trabalhos foram aceitos, além da apresentação de 189 experiências educacionais, submetidas por estudantes do Ensino Médio ou Profissionalizante. Para se ter uma ideia, diariamente eram apresentados 960 pôsteres por dia das áreas de Ciências exatas e da terra; engenharias; biológicas; da saúde; agrárias; ciências sociais aplicadas; humanas; artes, letras e linguística.
SPBC 2013
A 65ª reunião anual da SBPC continuará no Nordeste e a cidade anfitriã será Recife (PE). De acordo com o secretário da SBPC, José Antônio Aleixo da Silva, a proposta para a temática versa em torno da temática “Ciência para um Brasil real” e pretende mostrar o que é o Brasil oficial e o que realmente está acontecendo no País.
Uma das missões para a próxima edição do evento é a continuação e intensificação das ações inclusivas inseridas na realização da 64ª SBPC. Além disso, a comissão organizadora vai estudar a possibilidade de criar um setor de atividades voltadas para o público infantil. As ações devem ser articuladas para atender crianças menores de 10 anos que procuram o evento.