Veículo híbrido que usa ar comprimido é apresentado ao Governo

O modelo em desenvolvimento objetiva economizar combustível nas cidades. Foto: Giba/MCTI

A montadora francesa PSA Peugeot Citroën apresentou nesta quarta-feira (16), a representantes do Governo Federal um conceito de veículo híbrido que associa um motor a combustível, um acumulador de energia na forma de ar comprimido e um motor-bomba hidráulico.

O modelo em desenvolvimento objetiva economizar combustível nas cidades, onde os carros aceleram e desaceleram constantemente. Cada vez que o motorista tira o pé do acelerador ou freia, uma bomba hidráulica recupera a energia produzida e a transmite para um cilindro de ar comprimido, em uma pressão suficiente para que o veículo se mova por 200 a 300 metros.

O veículo é desenvolvido em parceria com a Bosch e futuramente pode envolver mais aspectos tecnológicos.

A filial do grupo PSA Peugeot Citroën no Brasil recebeu nos últimos anos incentivos fiscais da Lei do Bem e do Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica e Adensamento da Cadeia Produtiva de Veículos Automotores (Inovar-Auto), em troca por investimentos em pesquisa e desenvolvimento.

INOVAÇÃO

Para o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, o Inovar-Auto coloca a capacidade criativa da indústria a serviço do País. “Vivemos um momento de salto. Quando você salta, corre riscos. No meio do salto, não se sabe se vai ultrapassar a barreira ou não. Mas o nosso salto já começou. Quando vejo esse tipo de avanço tecnológico, de inovação, eu fico convencido de que estamos no caminho correto”, disse.

O presidente da PSA Peugeot Citroën Brasil e América Latina, Carlos Gomes, informou que versões compactas do modelo, chamado Hybrid Air, percorrem 34 quilômetros por litro de gasolina e reduzem as emissões de dióxido de carbono em 45% nas zonas urbanas. “A tecnologia é compatível com o sistema de biocombustíveis do Brasil”, afirmou.

Segundo Gomes, o veículo híbrido será apresentado à imprensa nacional na sexta-feira (18), em São Paulo. Em março, uma primeira geração dos protótipos havia sido mostrada ao público do Salão de Genebra, na Suíça. A montadora prevê que o carro chegue às ruas a partir de 2016.

Fonte: MCTI