Revista mostra a importância das ciências sociais no combate às mudanças climáticas
O Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC) e a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) lançaram a publicação World Social Science Report: Changing global enviroments. O documento traz uma amostra sobre as contribuições das ciências sociais na busca por soluções para os problemas do aquecimento global.
Na avaliação da vice-presidente da ISSC, Elisa Reis, as mudanças ambientais globais estão intrinsecamente ligadas a crises de razão social, política e econômica. Ela afirma que a sociedade deve encontrar maneiras de proteger riquezas naturais, a igualdade social e o bem-estar da população ao mesmo tempo.
“O conhecimento obtido por meio das ciências sociais é indispensável para compreender as causas e consequências da mudança ambiental global. É por meio destes mecanismos que serão geradas as soluções mais eficazes, justas e duradouras para um desenvolvimento sustentável”, explicou Elisa Reis.
Apesar de ressaltar o papel da ciência social nas transformações do ambiente global, a vice-presidente da ISSC considera que é fundamental a união de todas as alas do conhecimento científico para a resolução de problemas concretos. “A publicação evidencia que a interdisciplinaridade não pode estar restrita apenas a ciências sociais ou a exatas. Precisamos da colaboração mútua entre as atividades científicas para resolver os problemas concretos que a sociedade enfrenta”.
Fonte: Agência CT&I