Rádio Educativa de Parintins em fase de criação

24/11/2011 – Historicamente, o município de Parintins tem um legado importante sobre a rádio no Estado do Amazonas e, que até hoje, esse meio de comunicação é essencial para as populações ribeirinhas daquela localidade. Para atender com qualidade essa demanda, a coordenação do curso de Comunicação do  Instituto de Ciências Sociais Aplicadas e Zootecnia (ICSEZ/UFAM), Campus de Parintins,  tomou iniciativa para a criação de uma rádio educativa.

Siga a SECTAM no Twitter!

Segundo o coordenador do curso de Comunicação do ICSEZ, professor Lucas Milhomens, o Programa está em fase de implementação, mas ele antecipa o perfil da rádio educativa, afirmando que a ideia inicial é construir uma grade de programação diversificada, incluindo programas de divulgação científica, não somente pesquisas produzidas no Baixo Amazonas, mas também incluir a divulgação de todas as pesquisas da região amazônica.

Democratização do conhecimento

O professor Milhomens disse que a criação da Rádio Educativa da UFAM/Parintins possibilitará à comunidade acadêmica auferir seus conhecimentos no processo de interlocução com outras comunidades do Baixo Amazonas, assim como fazer valer a participação efetiva delas no processo de democratização do conhecimento.

Segundo ele as discussões que antecipam a criação da rádio, no que diz respeito ao planejamento de programação, serão realizadas de acordo com as necessidades acadêmicas, envolvendo todos os estudantes de comunicação e também estudantes de outros cursos que queiram participar por meio de sugestão de pautas de interesse social.

Participação acadêmica

“Se o estudante quiser participar dessas atividades, o pré-requisito é somente o interesse, independente do período que esteja cursando. Garantimos o espaço a todos os interessados. O programa ainda não tem uma nomenclatura de identificação, somente a partir de decisões futuras escolheremos o título”, explicou o professor Milhomens.

Divulgação

A existência de universidades no município de Parintins, tanto a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) quanto a UFAM, e mais recentemente o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), irão facilitar, conforme o professor, o fornecimento de pesquisas, as quais vão servir de conteúdo para a programação da rádio.

“Nós estamos fazendo esses encaminhamentos para que no futuro se crie uma Rede de Pesquisas produzidas no Baixo Amazonas. A ideia ainda é embrionária, mas queremos trabalhar em conjunto com essas instituições, no sentido de que, a rádio possa divulgar todas as pesquisas produzidas em Parintins”, justificou.

Qualificação

Segundo o coordenador, haverá a qualificação dos  estudantes que irão participar do projeto. O professor Lucas Milhomens, considera que a Universidade é um espaço para experimentação, o que garante aos estudantes a idealização de novos formatos de programação, a serem desenvolvidos pela emissora.

Processo de Concessão

Segundo o coordenador, o processo de concessão para implementação da Rádio Educativa de Parintins está tramitando em Brasília, no Ministério das Comunicações e tem prazo de um ano e meio para operacionalização. O coordenador disse que a UFAM será a filiada desse Rádio Educativa no município de Parintins.

Fonte: Ufam