Ministro Marco Antônio Raupp participa de reunião sobre Plano Norte de CT&I na próxima segunda-feira em Manaus
O Plano Norte de Ciência, Tecnologia e Inovação para a região Norte (que está sendo chamado de Plano Norte de CT&I) será a pauta única da reunião extraordinária conjunta dos secretários de Ciência, Tecnologia e Inovação e dos presidentes de Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa da região Norte. A iniciativa partiu do próprio ministro de CT&I, Marco Antônio Raupp, que confirmou presença. O evento será realizado na próxima segunda-feira (29), no Palácio Rio Branco (antigo prédio da Assembleia Legislativa do Amazonas), das 9h às 12h.
“Nós já tivemos algumas discussões sobre o plano e já foram definidos alguns direcionamentos. Nosso principal objetivo é fazer algo ousado, que tenha uma perspectiva de 30 anos e que fique de legado para as novas gerações”, comentou o presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas, Odenildo Sena.
De acordo com o titular da SECTI-AM, na última visita do ministro a Manaus, chegou-se a tratar sobre alguns aspectos do Plano e ele mostrou-se muito interessado em colaborar. “E pediu que quando retornasse à cidade novamente, fosse feita uma reunião sobre o assunto. Já tivemos reuniões com o secretário executivo do MCTI (Antônio Elias), mas, essa será a primeira com o próprio ministro sobre o plano”, disse.
REUNIÃO COM BID
Segundo o secretário de CT&I do Amazonas, no mês de novembro, serão realizadas mais duas outras reuniões, em Brasília, sobre o plano. O primeiro encontro deve ser no dia sete e será realizado com o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo é tratar sobre a possibilidade de financiamento por parte do BID para determinadas ações do Plano Norte de CT&I. A outra reunião, já no dia 9 de novembro, será entre os secretários de CT&I da região.
“O BID já se mostrou bastante interessado em financiar as ações na Região e precisamos estreitar essa conversa agora e avançar nas propostas do Plano”, frisou Odenildo Sena, destacando o fato de que a ideia partiu da própria região. “É isso que nós queremos, pois nós é que conhecemos a nossa realidade”, finalizou.
PLANO NORTE DE CT&I
O Plano Norte de CT&I tem por finalidade inserir a região em uma matriz de desenvolvimento, baseada na economia verde do conhecimento e com foco em recursos renováveis. O Centro de Gestão e Recursos Estratégicos (CGEE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, será o responsável pela elaboração do estudo que subsidiará a formulação do programa, a ser idealizado de maneira a atender às demandas dos Estados e a potencializar as suas vocações. Reuniões de discussão de planos de CT&I para outras regiões serão realizadas.
Fonte: CIÊNCIA em PAUTA, por Danyelle Soares