ATLAS DOS CIENTISTAS

Realizou estudo sobre a estrutura celular

A contribuição de Isaías Raw à ciência se mede por suas pesquisas e também pelo espírito empreendedor. Logo que entrou na chamada “Casa de Arnaldo” – nome dado a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – em 1945, se vinculou ao departamento de química fisiológica.

A pesquisa ainda não era desenvolvida na instituição e ele tomou a tarefa para si, conseguiu equipamentos e introduziu no currículo as disciplinas de biofísica e tópicos modernos de bioquímica.

Um dos principais temas sobre os quais se debruçou em sua trajetória de estudos foi a fosforilação oxidativa, sendo o primeiro cientista a subfracionar a mitocôndria para obter partículas capazes de provocar o fenômeno.

Uma observação que foi ponto de partida para importantes estudos posteriores baseados na atuação da mitocôndria como órgão de respiração celular.

Fora dos laboratórios, dedicou-se ao incentivo à pesquisa. Foi diretor do Departamento de Química Fisiológica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e participou da criação do Curso Experimental de Medicina da USP.

Também criou a Fundação Brasileira para o Desenvolvimento do Ensino de Ciências (Funbec), e dirigiu o e o Instituto Butantã, em São Paulo, e o Centro de Seleção de Candidatos as Escolas Médicas e Biológicas de São Paulo (Cescem). É nascido em 1927.

Fonte: Canal Ciência