Rede de Divulgação Científica do AM busca fortalecer a popularização da ciência

08/10/2012 – Nos últimos anos, os notórios investimentos na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no estado do Amazonas têm levado instituições de pesquisa, universidades e órgãos que atuam na área a se articularem cada vez mais visando desenvolver ações em prol da popularização da ciência na região Norte.

Uma dessas articulações foi o 1º Fórum de Educação, Divulgação e Difusão Científica em Ciências no Amazonas, que aconteceu nos dias 5 e 6 de outubro, no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e reuniu profissionais de educação, comunicadores, estudantes e pesquisadores para debater sobre a popularização da ciência dentro das respectivas atuações.

O evento, realizado pela Rede Amazonense de Educação, Divulgação e Difusão Científica (Radicci), buscou integrar comunidade acadêmica e instituições. Na solenidade de abertura, a coordenadora da Radicci, Carolina Brandão, afirmou que a próxima etapa será a institucionalização da rede. “A partir do Fórum, verificaremos se é possível institucionalizar ou não a rede e assim avançarmos nas diversas frentes da divulgação científica”, ressaltou.

1º dia abordou o papel do jornalismo na ciência

No primeiro dia de Fórum, o jornalista e professor da Universidade de São Paulo (USP), Ricardo Alexino, trouxe a palestra “o que é divulgação científica?”, convidando a plateia a refletir sobre o papel do jornalista na divulgação da ciência. “É necessário definirmos o papel deste profissional, ou seja, do jornalista que atua nesta área, pois, o que vimos é uma postura totalmente passiva diante do pesquisador. Será que isso é jornalismo”, indagou?

2º dia trouxe o tema Divulgação Científica para a Educação em Ciência

No segundo dia, o convidado foi o pesquisador do Centro Universitário Metodista (IPA), professor Attico Chassot. Na sua apresentação, Chassot recorreu ao teórico Alan Chalmers para abordar a polêmica entre Religião e Ciência. Para o pesquisador, a Ciência é uma linguagem construída por homens e mulheres para explicar algo natural, não algo sobrenatural. Já a religião tem a finalidade de garantir que os conhecimentos adquiridos pelo homem sejam para melhorar a sociedade e não o contrário.

Chassot também comentou sobre os conceitos e tecnologia e alfabetização científica e disse que o Fórum só tem a fortalecer a divulgação da pesquisa no Amazonas. “Esse evento vai proporcionar novas maneiras de olhar a ciência daqui pra frente”, afirmou.

 

Membros da Radicci

Os membros componentes da Radicci são profissionais ligados às instituições que atuam na área de CT&I dentro de suas respectivas áreas. As instituições são: Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECTI-AM), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz da Amazônia) e Instituto Federal de Educação do Amazonas (Ifam).

CIÊNCIAemPAUTA/SECTI-AM, por Carlos Fábio Guimarães