Rede de Extensão Tecnológica do Sibratec assina primeiro convênio no Amazonas

 

Amanhã (12/3), o secretário de C&T, Marcílio de Freitas, assina o primeiro convênio de Rede de Extensão Tecnológica do Amazonas (Retam), integrante do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). A cerimônia de firmatura do convênio acontece na sede da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no Rio e Janeiro (RJ).

 

A Rede é formada por 13 instituições públicas e privadas ligadas à Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas, que juntas tiveram a proposta aprovada para desenvolver serviços tecnológicos para micro, pequenas e médias empresas e terá disponibilizados recursos no valor de R$ 2,8 milhões.

O objetivo da rede formada é aumentar a qualidade dos serviços prestados no segmento de informática e promover assistência técnica especializada ao processo de inovação, em todos os seus aspectos, por meio de arranjos de instituições especializadas na extensão e assistência tecnológica direcionadas, principalmente ao Polo Industrial de Manaus (PIM).

Segundo Marcílio de Freitas “o principal resultado esperado do Sibratec no Amazonas (programa nacional que abriga a Retam) é o fortalecimento do sistema local e estadual de inovação, uma das linhas prioritárias das ações da Sect, que vem implantar um conjunto de ações para aumentar a competitividade e a qualidade de serviços oferecidos ao setor industrial, considera o secretário.

Além da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), as instituições envolvidas na RETAM são: Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi), Fundação Djalma Batista (FDB), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Fundação Universidade do Amazonas (FUA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Suframa, por meio do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-Am), Embrapa Ocidental, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas do Amazonas (Sebrae-Am).

No Rio de Janeiro, estarão representadas mais 13 redes formadas em outros estados brasileiros.

Sibratec 

Programa do Ministério de Ciência e Tecnologia por meio da Finep, o Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec) é um instrumento de aproximação da comunidade científica e tecnológica com empresas. A finalidade é apoiar o desenvolvimento tecnológico das empresas brasileiras dando condições para o aumento da taxa de inovação e contribuir para aumento do valor agregado de faturamento, produtividade e competitividade nos mercados interno e externo.

Laboratórios certificados a caminho

Dando continuidade à agenda no Rio de Janeiro, o secretário Marcílio de Freitas, se reúne amanhã (12/3) com representantes do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro) para discutir a parceria técnica com o órgão na implementação de um Laboratório de Certificação Ambiental para o Amazonas. O objetivo será certificar produtos industriais e serviços ambientais no Estado. O laboratório está sendo articulado no Amazonas junto com instituições como IPEM, UEA e Inpa.

 

Assessoria de Comunicação – Sect/Am