Rede SisNano será integrada ao Sibratec para estimular indústria

Imagens do microscópio eletrônico de varredura, no Cenano/INT. Foto: Taís Salazar

O processo de união já está em andamento, segundo o coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Flávio Plentz. O dirigente antecipou ainda à Agência Gestão CT&I que já há um acordo entre a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e uma fundação de apoio para tocar o projeto de integração.

“Agora, estamos realmente na fase de executar a criação das redes Sibratec usando os laboratórios do SisNano”, afirmou Plentz.

PRÓXIMO PASSO

Um passo seguinte a esta integração é uma possível inclusão das redes de nanotecnologia ao programa Plataformas do Conhecimento – proposta do Governo Federal para estimular vinte grandes setores da economia brasileira com base tecnológica já instalada. De acordo com Flávio Plentz, o SisNano já tem as características de uma plataforma.

“Eu não sei se ele seria uma das possíveis vinte, mas com certeza o SisNano tem toda a estrutura de uma plataforma do Conhecimento. As Plataformas são uma iniciativa nova que está sendo feita, mas o SisNano já está estruturado exatamente dentro dessa filosofia. A linha central do SisNano é habilitar inovação e dar condições para que empresas desenvolvam projetos de inovação”, explicou.

Fonte: Agência Gestão CT&I