Redução de custos com internet anima empresários do comércio

CIÊNCIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXAS

A reunião foi realizada na segunda-feira (16), na sede do CDL, em Manaus. Foto: Marlúcia Seixas

“Se o comerciante tem acesso a uma internet melhor, mais veloz, as operações para emissão da nota fiscal eletrônica fluem com mais facilidade”, observou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus (CDL Manaus), Ralph Assayag, durante apresentação sobre a Rede Estadual de Comunicação Trecho Coari – Manaus.

O comentário foi feito no dia 16, na sede do CDL, em Manaus, quando da visita do titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), Odenildo Sena, para apresentar o Projeto Rede Estadual de Comunicação a empresários do comércio e equipe da Câmara.

Na oportunidade, Sena destacou os impactos que a infraestrutura de fibra ótica vai proporcionar ao crescimento econômico dos municípios (Iranduba, Manacapuru, Caapiranga, Codajás, Anori, Coari e Anamã), bem como ressaltou os benefícios da agilidade da internet no atendimento a serviços direcionados nas áreas de educação, saúde, segurança e cidadania.

Outro aspecto abordado pelo secretário foi a inclusão do Amazonas no Programa Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal, que vai permitir a redução dos custos com internet nas cidades contempladas com a infraestrutura de telecomunicações da Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari – Manaus.

O PNBL foi instituído pelo Decreto N° 7.175/2010 que estabelece ser a Telebras, a empresa da administração pública federal a quem cabe apoiar e suportar políticas públicas em banda larga, além de prover infraestrutura e redes de suporte a serviços de telecomunicações prestados por empresas privadas, Estados, Distrito Federal, municípios e entidades sem fins lucrativos.

“Nós entregamos a infraestrutura, agora cabe aos provedores de internet dessas localidades solicitar link da Telebras para começar a oferecer serviços de internet à população a um valor mais barato, por meio do PNBL”, comentou Odenildo Sena.

Para facilitar a comunicação entre os pequenos provedores de internet e instituições envolvidas na liberação de links, a SECTI-AM, promoveu no último dia 10, na Fundação Amazonas Sustentável (FAS), reunião entre os provedores locais com a Processamento de Dados Amazonas S/A (Prodam) e diretoria comercial da Telebras.

ENTUSIASMO  

A partir do encontro foi selada uma aproximação entre a SECTI-AM com a entidade representativa do comércio. Foto: Marlúcia Seixas

A partir do encontro foi selada uma aproximação entre a SECTI-AM com a entidade representativa do comércio. Foto: Marlúcia Seixas

Empresários e equipe do CDL mostraram-se entusiasmados com as perspectivas proporcionadas pela Rede Estadual de Comunicação e renovaram suas expectativas em atender às exigências estaduais e municipais para emissão de notas fiscais eletrônicas, assim como já vislumbram expansão do comércio no Estado.

A partir do encontro foi selada uma aproximação entre a SECTI-AM com a entidade representativa do comércio, no sentido de articular ações de CT&I que possam contribuir para a melhoria dos serviços e qualidade de vida no Amazonas.

O projeto Rede Estadual de Comunicação – Trecho Coari – Manaus, concebido pela SECTI-AM e executado pela Prodam, vem sendo trabalhado há quatro anos, mas só se torna possível graças às parcerias com as secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplan), Fazenda (Sefaz), Educação (Seduc), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), Telecomunicações Brasileiras (Telebras) e  Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas