Resultado do Tecnova-AM motiva empresa a priorizar inovação tecnológica
CIÊNCIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXAS
Investir esforços para o desenvolvimento de projetos inovadores é uma das prioridades da Uplink Conteúdo Digital, empresa que teve sua proposta contemplada na seleção pública do Programa de Subvenção Econômica à Inovação Tecnológica em Micro e Pequenas Empresas no Estado do Amazonas (Tecnova-AM).
Para o empresário, Danilo Egle, a oportunidade o levou a estabelecer como “prioridade da empresa pensar em produtos e serviços novos que possam concorrer a investimento, privado ou público”, declarou.
O resultado final da análise de enquadramento do Tecnova-AM foi divulgado, no último dia 21, pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). Foram enquadradas 41 empresas para acesso a recursos financeiros com vistas ao desenvolvimento de projetos de inovação tecnológica em todo o Estado.
APOIO
Nesta edição do Tecnova-AM, o Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) ofereceu aos empreendedores apoio técnico para a formulação das propostas.
Para isso foi criado o Escritório de Projetos do Programa Tecnova-AM, coordenado pelo secretário executivo-adjunto da SECTI-AM, Eduardo Taveira. Para esse suporte foram selecionados quatro bolsistas, especialistas em inovação tecnológica e projetos, que orientaram os empresários interessados em participarem da seleção.
“Foi uma ação bem estruturada e interdisciplinar, responsável pela mobilização de diversos atores que geraram ganhos para o aprimoramento da ação de divulgação não só na capital, mas nos municípios também”, completa Taveira.
Na avaliação do coordenador, a experiência do Escritório contribuiu também para ampliar e agilizar contato com as empresas e melhorar a qualidade das propostas. O atendimento foi disponibilizado a todos os empreendedores interessados em concorrer ao Tecnova-AM e não ficou restrito à estrutura da SECTI-AM, outros bolsistas lotados em instituições parceiras apoiaram na mobilização e orientação aos empresários.
TECNOVA-AM
O edital 025/2013 do Tecnova/AM foi lançado no mês de setembro de 2013 em Manaus e no interior do Estado (em Itacoatiara, Manacapuru e Coari), com recursos oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Fapeam e Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudo e Projetos (Finep).
O programa é resultado de esforços SECTI-AM e apoio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), da Rede Amazônica de Incubadoras (Rami), do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/AM), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).
![Para o empresário Danilo Egle, a oportunidade o levou a estabelecer como “prioridade da empresa pensar em produtos e serviços novos. Foto: Uplink](http://temporario.seplancti.am.gov.br/wp-content/uploads/2014/01/DANILO-PEQ-300x200.jpg)
Para o empresário Danilo Egle, a oportunidade o levou a estabelecer como “prioridade da empresa pensar em produtos e serviços novos. Foto: Uplink
UPLINK
A Uplink Conteúdo Digital participa pela primeira vez de uma seleção desse tipo. Incubada na Fucapi Incubadora de Tecnologia (FIT) desde maio do ano passado, a empresa trabalha com conteúdo multimídia prestando serviços na produção de vídeos, textos, fotografia e design.
Seu diferencial é a produção de material para a internet, atendendo a demandas para produtos físicos como cartões e embalagens. Além de prestar consultoria para projetos que incluam a produção multimídia.
Segundo Danilo Egle, a proposta submetida ao Tecnova-AM envolve a criação de um indicador capaz de medir o impacto de notícias veiculadas nos jornais locais. “Atualmente, essa análise é feita manualmente, sem critérios bem definidos. Nosso objetivo é criar um sistema que facilite esse trabalho”, explica.
O projeto de criação desse sistema tem previsão para 18 meses e envolverá pesquisadores em comunicação e em processamento de dados.
Confira no link a relação de empresas enquadradas no edital 025/2013 da Fapeam.
CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas