Reitor da UEA anuncia reforma pedagógica em 53 cursos

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo Costa, anunciou nesta quarta-feira, 10, a reforma pedagógica dos 53 cursos de graduação ofertados atualmente pela instituição na capital e no interior do Estado.

Os cursos serão reavaliados quanto ao conteúdo, carga horária, capacidade pedagógica das disciplinas e interdisciplinaridade.

“A ideia é rever os projetos pedagógicos dos cursos dentro de um modelo chamado Núcleo Docente Estruturante, formado dentro de cada unidade da UEA, por uma comissão de professores das diversas disciplinas. Isso significa repensar todos os nossos cursos com foco no futuro e em como a universidade responderá aos desafios dos próximos anos”, sintetizou o reitor.

As discussões sobre as mudanças dos projetos pedagógicos já iniciaram e devem ser implantadas a partir de 2014. “Isso traz para as coordenações a responsabilidade de alinhar os cursos de acordo com as necessidades de formação atual de recursos humanos, em sintonia com o que a sociedade precisa”, disse ele.

Além da reforma pedagógica, o reitor destacou, ainda, outros dois eixos de atuação da nova gestão da universidade.

“Estamos identificando os pontos de maior necessidade da instituição, por meio de visitas em cada unidade para conversa com alunos, professores e técnicos. Outro ponto com nossa especial atenção é a modernização e criação de novos laboratórios e novas unidades da instituição, com previsão de implantação de 11 novos núcleos no interior do Estado”, explicou o reitor.

Os núcleos serão implantados nos municípios de Barcelos, São Paulo de Olivença, Fonte Boa, Apuí, Ipixuna, Tapauá, Careiro Castanho, Urucará, Autazes, Nova Olinda do Norte e Boa Vista do Ramos, durante os anos de 2013 e 2014. Está prevista, também, a criação de um 12º núcleo em município que deverá ser definido em breve pela UEA.

Com relação às primeiras atividades realizadas desde que assumiu a reitoria, há duas semanas, o reitor Cleinaldo Costa ressaltou que outra prioridade está em dar maior celeridade aos processos administrativos, especialmente com relação à lotação de professores em salas de aula.

 

“Estamos com concursos públicos e processos seletivos em andamento. Com isso, a UEA resolverá problemas que dizem respeito à falta de docentes em determinadas disciplinas e também solidificará o seu quadro de professores efetivos, contribuindo para atender, inclusive, as demandas futuras com a oferta de novos cursos”, afirmou.

Segundo o reitor, a escolha dos novos cursos da instituição, que serão oferecidos, terá como base a demanda dos locais e a expectativa da população. “Não é a universidade que tem que dizer que cursos que determinada cidade precisa, mas a própria comunidade vai nos informar isso e iremos responder essa demanda”, disse.

Menos de um mês após assumir a reitoria da UEA, Cleinaldo Costa adiantou que até o fim do ano a universidade deve concluir o processo estatuinte, que reformará o Estatuto da UEA e, entre outras providências, estabelecerá os critérios para a eleição direta para o cargo de reitor. Anunciada pelo governador do Amazonas, Omar Aziz, o processo eleitoral vai acontecer em 2014.

O processo estatuinte está sendo elaborado por meio de uma ampla pesquisa ouvindo servidores, professores e alunos.

A medida definirá todos os parâmetros para a realização do processo, assim como a data da eleição, o período de vigência no cargo.

Em um congresso, marcado para dezembro, esse documento será apresentado e discutido com a comunidade acadêmica.

Fonte: Portal D24AM