Reunião define detalhes técnicos para conectar internet no interior

Oferta de melhores serviços públicos à população, incremento de programa de telemedicina e fixação de pesquisadores doutores no interior. Esses são exemplos de benefícios que o Amazonas terá com a conexão entre a fibra ótica da Petrobras, instalada no gasoduto Coari-Manaus, e a Rede Metropolitana de Manaus (Metromao), cujo detalhamento técnico foi discutido na tarde desta terça-feira (29/03), na sede da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS).

Com a presença de técnicos da Petrobras, Telebrás, Amazonas Energia e instituições parceiras, como SDS, Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (PRODAM), Secretaria de Planejamento (SEPLAN) e Secretaria Estadual de Educação (Seduc), a reunião foi coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT).

Durante exposição do projeto do governo estadual para resolver o isolamento do Amazonas, o titular da SECT, Odenildo Sena, destacou a amplitude e alcance do empreendimento e o apoio recebido do governo federal. Fez referência às visitas do Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, à Manaus, quando tomaram conhecimento do Projeto Rede Estadual de Comunicação do Amazonas, em audiência com o governador Omar Aziz.

Após as visitas, as articulações continuaram, desta vez em Brasília, quando Odenildo teve novo encontro com os ministros Paulo Bernardo e Aloizio Mercadante, apoiado pelo presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado, senador Eduardo Braga. “A partir daí montamos uma agenda que incluiu uma conversa com os parceiros locais:  SDS, fazendo interlocução com a Petrobras, a PRODAM, a Secretaria de Segurança Pública e a SEDUC”, destacou o secretário. Na última semana, acompanhado do secretário executivo da SECT, Marcelo Vallina, e do consultor técnico da PRODAM, Aristóbulo Araújo Angelim, o secretário Odenildo fez um “périplo”, levando o projeto de mãos em mãos: Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), SECIS/MCT, Secretário de Telecomunicações do Ministério da Ciência e Tecnologia, Dr.Nelson Fujimoto, e o presidente da Telebras, Rogério Santanna. Todos se mostraram sensíveis à causa do Amazonas.

Conexão

A conexão entre a Rede Metromao e o gasoduto Coari-Manaus, beneficiará sete municípios: Coari, Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba, permitindo acesso à internet, telefonia e imagem de qualidade. Esta conexão, revela o secretário executivo da Sect, Marcelo Valina, “é apenas uma das quatro outras ligações possíveis”. Há a fibra ótica da Embratel (que atinge os municípios de Humaitá, Manicoré, Borba, Manaquiri, Careiro e Careiro da Várzea), da Amazonas Energia (com extensão de 107 km em Manaus), da Oi (Presidente Figueiredo) e  Linhão de Tucuruí (Rio Preto da Eva, Itapiranga, Silves, Itacoatiara, Urucará e São Sebastião do Uatumã), esta com previsão de chegada em Manaus em 2013.

O próximo passo para a consolidação das parcerias acontecerá no dia 5 de maio, quando o presidente da Telebrás, Rogério Santanna, estará em Manaus para assinatura do Termo de Cooperação entre o Governo do Estado do Amazonas e Telebrás, empresa administradora das fibras óticas das instituições públicas federais.

ASCOM/SECT