Reunião destaca temas da 4ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação
A educação de qualidade desde a infância, a contribuição brasileira para a ciência e a inovação no mundo e o papel da ciência, da tecnologia e da inovação na redução da desigualdade social são alguns dos assuntos a serem debatidos na 4ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI).
Os temas foram apresentados nesta terça-feira, dia 9, em reunião da Comissão Organizadora do evento no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). A 4ª CNCTI se realiza de 26 a 28 de maio próximo em Brasília.
A reunião teve a presença do ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende; do secretário executivo do MCT, Luiz Antonio Rodrigues Elias; do deputado Eduardo Gomes (PSDB-TO), presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara dos Deputados e do presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Alberto Aragão.
Participaram também representantes de entidades empresariais, científicas e governamentais, acadêmicas e estudantis. O novo secretário-geral da conferência, Luiz Davidovich, está nos Estados Unidos a trabalho e participou por videoconferência. Ele substituiu Carlos Alberto Aragão, que deixou a função ao assumir a direção do CNPq.
Em seu discurso, o novo secretário-geral destacou três temas fundamentais para direcionar os debates da CNCTI: o desenvolvimento sustentável econômico, social e ambiental, a inovação como motor do desenvolvimento e a internacionalização do País. "Vamos concentrar nossa atenção nesses temas que serão as alavancas para o desenvolvimento nos próximos 10 anos", disse.
Ao abrir o encontro, o ministro Rezende enfatizou que apesar de a conferência ser articulada e liderada pelo MCT, se espera a participação de toda a sociedade. "Essa conferência terá uma grande participação de empresários por meio de suas representações. Isso indica o bom caminho que a ciência, a tecnologia e a inovação estão seguindo no país. Gradualmente, vamos conseguir vencer o desafio de fazer a ciência e a tecnologia se transformarem em riqueza", disse Rezende.
O secretário executivo Luiz Elias ressaltou ser muito importante que todos tenham em mente que um dos pilares da 4ª CNCTI é ter como um dos resultados um conjunto de propostas que permitam a concretização de um plano, que leve ao estabelecimento de uma política de ciência e tecnologia para além de 2020.
Desde dezembro último, estão ocorrendo as Conferências Estaduais, que a exemplo das Conferências Regionais, têm como foco a apresentação e a discussão de temas. As Conferências Regionais serão realizadas em Porto Alegre (RS), em 11 e 12 de março; Belém (PA), em 18 e 19 de março; Cuiabá (MT), de 22 e 23 de março; e em Vitória, nos dias 25 e 26 de março. Para o alinhamento dos temas e discussões ainda serão feitos seminários temáticos, marcados para o período de 5 a 9 de abril.
Esses eventos compõem a última etapa de preparação da conferência, que também analisa os programas e resultados do Plano de Ação de Ciência, Tecnologia e Inovação (PACT&I) 2007-2010 para a formulação de uma política de Estado.
Assessoria de Comunicação do MCT