Revista publica resultados de análises sobre doenças crônico-degenerativas
25/01/12 – A primeira edição de 2012 da Revista Ciência & Saúde Coletiva já foi publicada. Com a temática “Problemas de Saúde segundo ciclo de vida e gênero”, este número traz um resumo da produtividade da revista em 2011. Também apresenta resultados de importantes pesquisas, em âmbito nacional e internacional, sobre problemas de saúde e respostas do setor com destaque para doenças crônico-degenerativas.
Em 2011, a publicação recebeu mais de 1,8 mil artigos recebidos por meio do site, entre estes, 507 já publicados, 127 aprovados e ainda não publicados; 149 aguardando parecer final e 224 em processo de avaliação. Outra realização foi a inclusão do periódico no Journal Citation Reports, um recurso que permite avaliações e comparações internacionais de publicações mais citadas em determinada área e a relevância destas para a comunidade científica.
A edição traz, ainda, um debate sobre a prevenção de riscos para doenças cardiovasculares, artigos sobre diferentes agravos e apresentação de vários aspectos da atuação do sistema de saúde. O primeiro número do ano traz 23 artigos e conta com a colaboração de pesquisadores brasileiros, além de outros de Portugal, Bolívia e Canadá.
Entre os destaques da edição, o artigo “Assistência em reabilitação para vítimas de acidentes e violência: a situação dos municípios em Pernambuco, Brasil”, onde os autores fazem uma análise diagnóstica da assistência em reabilitação para vítimas de acidentes e de violência em municípios de Pernambuco. Em “Mais humano que um humano: a halitose como emblema da patologização odontológica”, é possível verificar que a halitose é, muitas vezes, improvável, misturada, singular, incerta em tempo e lugar. “Construindo critérios de julgamento em avaliação: especialistas e satisfação dos usuários com a dispensação do tratamento do HIV/Aids” apresenta critérios de julgamento para avaliar a satisfação dos usuários com a dispensação dos medicamentos para o tratamento do HIV/Aids e seu processo de construção por meio de consenso entre diferentes atores sociais.
Clique e acesse a edição completa de janeiro/2012!
A revista
Ciência e Saúde Coletiva é editada pela Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (Abrasco). A revista, criada em 2006, se configura como espaço científico para discussões, debates, apresentação de pesquisas e exposição de novas ideias sobre um tema específico considerado relevante para a saúde coletiva. Com periodicidade mensal e tiragem de 500 exemplares, traz, a cada número, em torno de 12 textos temáticos e cerca de 20 outros sobre temas variados, opiniões e resenhas, num total de 30 artigos.
A publicação recebe colaborações de pesquisadores brasileiros e de países de língua inglesa, francesa e espanhola e está indexada em 17 bases de dados nacionais e internacionais, como CAB Abstracts, EBSCO Publishing, e-Revista Global Health, SciELO e Sumarios.org.
Acesse aqui o site oficial da revista!
CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM, por Analucia Figliuolo