RH Interinstitucional concede bolsas de estágio obrigatório para doutorado
20/01/2012 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) divulgou esta semana o resultado de análise das propostas submetidas ao Edital 002/2011, referente ao Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH-Interinstitucional) e concedeu bolsa de estágio obrigatório a três proponentes.
A proponente Jesuéte Pachêco Brandão, vinculada à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), recebeu bolsa de doutoramento durante o período de sete meses, no valor de R$ 23,4 mil, por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável da instituição promotora Universidade de Brasília (UnB).
A bolsista desenvolverá estágio obrigatório, referente ao projeto de pesquisa ‘Uso da terra e a sustentabilidade da dinâmica fluvial de uma microbacia hidrográfica na Amazônia Ocidental’, no período de 25 de fevereiro a 24 de setembro deste ano.
Já Raffaele Amazonas Novellino e Naímy Farias de Castro, ambas da UEA, receberão bolsa de doutoramento durante o período de sete meses, recebendo bolsas no valor individual de R$ 28,7 mil, para estágio no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universide Estadual de Campinas (Unicamp).
As bolsistas realizarão estágios obrigatórios, referente aos projetos de pesquisa ‘Modelagem e simulação de propriedades físico-químicas de polímeros’ e ‘Produção e recuperação dos complexos xilanolítico e celulolítico do fungo amazônico CESP-FI09 cultivado em sistemas submerso e semissólido, no período de março a novembro de 2012.
Sobre o Programa
O Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Amazonas (RH Interinstitucional) consiste em apoiar, com bolsa de curta duração, alunos de mestrado e doutorado formalmente matriculados em curso de pós-graduação fora de sede ofertados em Manaus e credenciados pela Capes, para desenvolvimento de atividades acadêmicas na instituição parceira.
Confira a decisão completa, clique aqui.
Fonte: Agência FAPEAM, por Sebastião Alves