Rondônia cria fundação de amparo à pesquisa para estimular o desenvolvimento tecnológico estadual

A região Norte tem mais um reforço para promover o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação. Trata-se da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia, vinculada à Secretaria de Ciência e Tecnologia de Rondônia (Sectec-RO), que iniciou as atividades neste semestre.

Apesar de ter sido criada pela Lei nº 2.528, de 25 de julho de 2011, e sancionada pelo governador Confúcio Moura, a fundação é a penúltima a ser criada no Brasil. Resta apenas o estado de Roraima para receber o incentivo.

Para o presidente da fundação, Alberto Lourenço, o diferencial da iniciativa se dá pelo cenário da região, que precisa de uma atuação específica. “O nosso estado já tem programas que contemplam o desenvolvimento agrário. Agora, o nosso foco é fortalecer as empresas e as indústrias no que se refere à modernização tecnológica”, afirma. Ele também lembra que a iniciativa facilitará uma atuação conjunta com o governo federal, novos parceiros e projetos de potencial para Rondônia.

PROJETOS

Um dos destaques de projetos inovadores que a agência de fomento planeja é a criação de uma fábrica de micropropagação por clonagem para a região. A iniciativa será realizada em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

“A nossa ideia é disponibilizar mudas clonadas aos produtores e colaborar com as indústrias de florestas plantadas, visto que não precisa esperar o tempo das sementes se desenvolverem. Isso trará um impacto produtivo e econômico para a economia local”, destaca o presidente. De acordo com o dirigente, o edital destinará R$ 600 mil para a ação.

Rondônia também está engajada no Programa de Pesquisa para o SUS (PPSUS), que contará com R$ 800 mil. No dia 27 de novembro será realizada uma reunião para definir os temas prioritários. O edital deverá ser lançado em dezembro e prevê a melhoria de serviços prestados pelo SUS à população, assim como o desenvolvimento de pesquisa e inovação em saúde e a formação de jovens pesquisadores. A fundação ainda lançará uma chamada pública voltada para a modernização da tecnologia e inovação do estado em parceria com a Finep, previsto para 2013.

CONSELHO CURADOR

O conselho da Fundação Rondônia de CT&I foi instituído no dia 12, pelo governador Confúcio Moura, no auditório do Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho (RO). O presidente da fundação reforçou a importância da entidade para o fomento à pesquisa e inovação, após 23 anos de espera. “Agora podemos consolidar os nossos objetivos buscando recursos federais para promover pesquisas e, consequentemente, trazer o desenvolvimento tecnológico para o estado”, afirmou.

 

Fonte: Agência Gestão CT&I de Notícias