ATLAS DOS CIENTISTAS

Considerado um dos maiores especialistas na região amazônica

1923 - 2002

Samuel Isaac Benchimol, amazonense, advogado, Mestre em Sociologia, formado nos Estados Unidos. Pesquisador, Professor Emérito e Catedrático da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Autor de 109 trabalhos acadêmicos, defensor incansável da tese do desenvolvimento sustentável muito antes desse tema alcançar a repercussão atual. Samuel Benchimol propunha quatro paradigmas fundamentais para a sustentabilidade da Amazônia: ser economicamente viável, ecologicamente adequada, politicamente equilibrada e socialmente justa.

A maior contribuição do professor Benchimol para a região pode ser considerada no campo da formação cultural do amazonense, dada à proeminente produção intelectual e dedicação ao conhecimento e à interpretação da Amazônia, especialmente como professor da Ufam, onde lecionou nos cursos de Economia e Direito durante 50 anos. Ao seu trabalho se credita a criação da disciplina Introdução à Amazônia, na Ufam.

À memória de Samuel Benchimol são dedicados o prédio principal da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), uma Escola Estadual na Nova Cidade e a Rodovia Manaus / Novo Airão. É patrono da cadeira 11 da Academia Amazonense de Letras.

Empresário, Samuel Benchimol criou, com os irmãos, em 1942 a empresa Benchimol Irmão & Cia. Ltda e em 1956 a Sociedade Fogás Ltda.

 

Fonte: SECTI-AM, Atlas dos cientistas do estado do Amazonas

atlas00