SBPC conversa com vencedores dos prêmios Jovem Cientista e Destaque do Ano

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) apresentou, nesta quarta-feira (12/07), ao público da 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que se realiza na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia, os trabalhos vencedores dos prêmios Destaque do Ano da Iniciação Científica e Jovem Cientista.

Os projetos vão desde um dicionário em linguagem Libras para o ensino de Ciências e Biologia, passando por produção de combustíveis ambientalmente amigáveis, filtro para automóveis, até um sistema para economia de água e energia durante o banho.

O prêmio de Iniciação Científica (IC) é um reconhecimento aos trabalhos de destaque realizados por bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic). O Prêmio Jovem Cientista objetiva incentivar a pesquisa no Brasil e é considerado uma das mais importantes premiações do gênero, na América Latina.

Siga a SECT no Twitter!

Sob a mediação da coordenadora geral de Programas Nacionais do CNPq, Ana Lúcia Assad, a ExpoT&C recebeu os agraciados para um bate-papo. “O mais importante é o desenvolvimento de cada um na sua área de atuação, desde o ensino médio até a pós-graduação. É possível perceber que no fundo todos os projetos são aplicáveis. Algumas invenções chegam ao mercado, pois algumas indústrias buscam os projetos dos jovens cientistas”, destacou Ana Lúcia.

Os jovens pesquisadores afirmaram que a dedicação à Ciência não interfere na vida social e que, ao contrário do que se acredita, não são “nerds”. Para eles é preciso desconstruir essa imagem para estimular mais jovens a pesquisar. Outra declaração coletiva foi a de que todos buscaram soluções práticas para os problemas da sociedade, com o objetivo de ajudar o País a superar desafios atuais.

“Desenvolvi o projeto pensando na possibilidade de implantação no mercado e na economia de água que ele vai gerar. Meu sistema é bem simples de explicar, visa permitir a saída de água do chuveiro apenas quando ela já está quente. Esse desperdício de água, da saída até o aquecimento, representa 15% do consumo da residência”. Explica Cleiton Spaniol.

Ricardo Aquino desenvolveu um gel capaz de filtrar 86% dos poluentes liberados pelos automóveis, além de transformar a fumaça em material utilizável para a fabricação de pneus. “O filtro já foi testado e aprovado pelo Inmetro. Até o final do ano 3800 filtros estarão em uso nos ônibus do Distrito Federal. Além disso, o custo será de R$ 120, enquanto os aparelhos convencionais custam R$ 800”, ressaltou o estudante.

Já Ricardo Salviano disse que o prêmio estimulou não só a sua carreira acadêmica, mas fomentou o interesse pela pesquisa de toda a universidade, pois demonstrou que no Brasil também se faz pesquisa no interior. “O principal objetivo do meu projeto foi agregar valor ao resíduo do bioetanol, porque hoje o País ainda utiliza combustíveis fosseis devido ao custo elevado do biocombustível”.

Os estudantes

Na categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, Pedro Henrique Witchs, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, no Rio Grande do Sul, apresentou o trabalho vencedor da 8ª edição, em 2010, O ensino de Ciências e Biologia para surdos. Na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, Ricardo Salviano dos Santos, falou sobre o projeto Sacarificação enzimática do resíduo da extração de óleo de pinhão-manso para a produção de bioetanol, também ganhador da 8ª edição, em 2010.

Jovem Cientista

Energia e Meio ambiente – Soluções para o Futuro foi o tema do 24º Prêmio Jovem Cientista, edição 2010. O 1º colocado na categoria Graduado, Leandro Alves de Sousa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, apresentou o trabalho, Produção de combustível a partir do hidrotratamento de óleo vegetal utilizando carbeto de Molibdênio suportado. Na categoria Estudante do Ensino Superior, o 2º colocado, Cleiton Cristiano Spaniol, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, falou sobre o seu trabalho intitulado “Sirag-sistema de redirecionamento de água em aquecedores a gás de passagem”. O vencedor na categoria Estudante do Ensino Médio, Ricardo Castro de Aquino, falou sobre o seu projeto, Filtro automotor separador de poluentes. 

Edição 2011

A edição deste ano do Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até 31 de agosto pelo site do prêmio. Para ter acesso, clique aqui!

Fonte: MCT