SBPC termina com saldo positivo para o Amazonas

A 63ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) encerrou as atividades computando números bastante positivos para o avanço da ciência no Brasil. Durante todo o evento, que iniciou no último domingo (10/07) e encerrou nesta sexta-feira (15/07), mais de 8,8 mil pessoas circularam pelo local, onde puderam conferir 174 atividades diferentes, distribuídas em mesas-redondas, simpósios e encontros, além de mais de 70 atividades culturais, 87 minicursos e a ExpoT&C, que agrupou 135 instituições e 90 expositores, distribuídos em 6 mil metros quadrados de área.

Entre os espaços mais visitados, destaque para o estande comandado pelo Governo do Amazonas e coordenado pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT). Adalberto Val, diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas, Roseli Lopes, coordenadora da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE); Ildeu Moreira, coordenador da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do MCT; Maria Olívia Simão, diretora-presidente da FAPEAM; Edward Brasil, reitor da Universidade Federal de Goiás e Antônio José Lapa, coordenador do Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), foram alguns dos visitantes.

O design diferenciado e a otimização do espaço foi um dos pontos mais comentados e que o tornaram referencial para próximas edições do evento. “Conseguimos mostrar a cara do Amazonas”, disse o titular da SECT, Odenildo Sena ressaltando que a posição estratégica e a diversidade de atrativos apresentados pelas instituições parceiras contribuíram para o sucesso da participação do estado no evento.

Marco Legal

Outro ponto que marcou a presença do Amazonas durante a 63ª Reunião da SBPC foi a participação do Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência e Tecnologia e Inovação (Consecti), Odenildo Sena, na mesa redonda “Marco Legal para C&T&I”, que aconteceu no dia 13/07. 

Durante a atividade, que também contou com a contribuição do deputado federal Sibá Machado (PT-AC), do presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e do Conselho Nacional de Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap), Mário Neto Borges e da presidente da SBPC, Helena Nader, foi discutida a criação de um novo marco legal mais ágil, moderno e que favoreça a ciência, a tecnologia e a inovação.

Segundo Odenildo Sena a necessidade de um novo e moderno marco legal em CT&I foi provocada pelo crescimento dos investimentos nessas atividades nos últimos anos. “Se isso não tivesse acontecido, não sentiríamos necessidade de um marco atualizado. Estamos vivendo um bom momento para tratar desse assunto”, comentou.

As propostas foram apresentadas pelo advogado Breno Bezerra Rosa, assessor jurídico da SECT e coordenador do grupo de trabalho montado em junho deste ano pelo Consecti e Confap para propor mudanças no marco regulatório. As propostas serão consolidadas em um documento que será encaminhado no mês de agosto ao governo e ao Congresso Nacional. “Pela sua credibilidade, a SBPC está sensibilizando o Congresso Nacional, cada vez um pouco mais”, comentou Helena Nader durante o balanço geral do evento.

PNN

Os debates em torno da ciência no Brasil, também contaram com a presença do Ministro da Ciência e Tecnologia Aluízio Mercadante, que abriu o evento e do ministro da Educação, Fernando Haddad, que palestrou na quinta-feira (14/07) sobre o Plano Plurianual (PNN). De acordo com Haddad, o PNN tem a pretensão de mobilizar a sociedade para melhorar o ensino no País, desde as creches até a pós-graduação.

Conforme o ministro, para a sociedade se mobilizar em favor da educação, foi escolhido um formato para o PNE que permite a cada cidadão acompanhar as metas estabelecidas no plano.

A 63ª Reunião Anual da SBPC encerrou nesta sexta-feira (15/07) com o anúncio de São Luís, no Maranhão, como sede do próximo encontro, que deverá acontecer em agosto de 2012.

 

ASCOM/ SECTAM

Com informações do Portal SBPC