Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão

23/07/2012 – Entre as ações da secretaria previstas estão as apresentações sobre o plano para prevenção, controle do desmatamento e das queimadas no MA e o sistema estadual de unidades de conservação e políticas de biodiversidade.

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter!

A gestão de unidades de conservação no Estado do Maranhão, com a implementação das respectivas políticas e planos para a proteção dos saberes e comunidades tradicionais são alguns dos temas que são destaque da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais do Maranhão (Sema), durante a 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís.

Na mesa da Sema, localizada no stand do Governo do Estado do Maranhão, servidores estarão divulgando outras ações, projetos e planos desenvolvidos pelo órgão ambiental relacionados ao tema Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza como o “Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas no Estado do Maranhão”; “Políticas de Biodiversidade e o aplicativo de apoio à fiscalização denominado  OSM “Olhos Sobre o Maranhão”.

O OSM é uma ferramenta em defesa do meio ambiente. Lançada na Rio +20, o aplicativo é pioneiro criado para smartphones que permite fotografar crimes ambientais e enviar a foto digital diretamente para o departamento de fiscalização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema). No órgão ambiental a denúncia será triada e permite que os fiscais cheguem, mais rapidamente, ao local onde foram praticados os delitos ambientais.

Quando a fiscalização da denúncia não for da competência administrativa da Sema a secretaria a encaminhará para o órgão responsável. Inicialmente disponível para smartphones, o aplicativo foi inscrito na plataforma IOS, o que permite que seja utilizado por pessoas que possuam iphone e iped, mas em breve será inscrito em outra plataforma. Isso permitirá que mais cidadãos tenham acesso ao aplicativo e possam ajudar a denunciar os mais diversos tipos de crimes ambientais atuando também como fiscais da natureza.

Para a Superintendente de Educação Ambiental da Sema, Eliane Alhadef, “esse é o maior evento científico e acadêmico do país e a temática dessa edição da SBPC, além de ter estreita relação com a realidade do Maranhão, propicia uma oportunidade única para o diálogo e troca dos diversos saberes para a construção da sustentabilidade no Estado”.

Sema promoverá também roda de diálogos

Durante a SBPC, a Sema vai realizar também a “Roda de Diálogos da SEMA sobre os planos de manejo das unidades de conservação do Estado”. Esse pequeno fórum de discussões está previsto para o dia 25 de julho, quarta-feira, das 9h às 12h, no Colégio Universitário.

O objetivo do fórum é ouvir o posicionamento, as ideias, opiniões e projetos acerca da conservação das espécies e paisagens do Maranhão, bem como abordar os planos de Manejo e as Listas Vermelhas de Espécies Ameaçadas, incentivando os pesquisadores a participarem da elaboração de ferramentas úteis à gestão pública dos nossos Recursos Naturais.

Ascom Sema, por Patrícia Santiago

Leia mais sobre a SBPC:

http://www.secti.am.gov.br/noticia.php?cod=8658