Secretário da SECT destaca a descentralização de investimentos em C,T&I.
Após a premiação das empresas Pharmacos (categorias Gestão da Inovação e Micro e Pequena Empresa), Certi Amazônia (categoria Instituição Científica e Tecnológica) e Oficina Escola de Lutheria da Amazônia (categoria Tecnologia Social), o Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, falou aos empresários sobre os avanços dos investimentos do governo federal em Ciência, Tecnologia e Inovação nas regiões Norte, Nordeste e Centro Oeste nos últimos quase oito anos.
Em seu discurso, destacou que dentre as três regiões o Estado do Amazonas tem despontado em todas as categorias: formação de mestres, formação de doutores e formação de recursos humanos. De 2002 até outubro de 2010, “o Amazonas deu um salto extraordinário no que tange à formação de pesquisadores doutores, chegando a atingir 146%, para ficar somente nos indicadores até 2008, visto que os indicadores de 2010 ainda não foram fechados”, enfatizou Odenildo.
Segundo ainda o secretário, isso aconteceu em função da descentralização de investimentos de C,T&I, sobretudo na formação de recursos humanos. “O que estamos vendo aqui, na entrega desse prêmio, quando dos doze concorrentes, onze são do Estado do Amazonas, é resultado dessa força, dessa articulação. A gente cultivou por muito tempo a cultura da dispersão, cada um faz um pouquinho no seu pedaço, estamos aprendendo a nos unir, a nos articular”, disse o Secretário.
Por último, o secretário revelou que estava feliz de ver que quatro empresas indicadas ao prêmio receberam recursos da parceria Finep/FAPEAM do Pappe Subvenção.Parabenizou as empresas vencedoras e estimulou-as a concorrer ao prêmio do próximo ano, marcando mais uma vez a presença do Amazonas no Prêmio Finep de Inovação.
Assessoria de ComunicaÇão/SECT