Presidente do Consecti participa de reunião com representantes do BID sobre Plano Norte de CT&I

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas e presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), Odenildo Sena, participa nesta quarta-feira (07) de reunião, em Brasília, com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O objetivo do encontro é tratar sobre a possibilidade de financiamento por parte da entidade de ações do Plano Norte de CT&I.

O convite para participação na reunião partiu do próprio BID. Especialistas setoriais e membros da direção da instituição bancária estarão presentes ao encontro. O propósito é apresentar as ações que deverão compor o plano e, a partir daí, avaliar de que maneira seria possível o BID apoiar o projeto seja por meio de linhas de financiamento voltadas ao fomento do desenvolvimento regional, apoio técnico e suporte à realização de estudos de médio e longo prazos.

“Eu fiquei muito contente quando recebi o documento nos convocando para essa reunião. Na oportunidade, poderemos mostrar as possíveis ações que deverão ser feitas na região e quem sabe conseguirmos os financiamentos para isso. O importante é que precisamos estreitar essa conversa agora e avançar nas propostas do Plano”, destacou Sena.

>> Plano Norte de CT&I avança com a proposta de criação de programas de desenvolvimento

>> Ministro Marco Antônio Raupp participa de reunião sobre Plano Norte de CT&I na próxima segunda-feira em Manaus

De acordo com o titular da SECTI-AM, no dia nove de novembro, haverá outra reunião para tratar sobre o assunto. Devem participar, na ocasião, todos os secretários de CT&I, presidentes de Fundações de Amparo à Pesquisa do Norte e os representantes do BID. A finalidade é discutir de maneira mais ampla a possibilidade de viabilização da parceria.   

PLANO NORTE de CT&I

O Plano Norte de CT&I foi idealizado pelo Consecti em conjunto com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Tem por finalidade inserir a região em uma matriz de desenvolvimento, baseada na economia verde do conhecimento e com foco em recursos renováveis.

O Centro de Gestão e Recursos Estratégicos (CGEE), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), será o responsável pela elaboração do estudo que subsidiará a formulação do programa, a ser idealizado de maneira a atender às demandas dos Estados e a potencializar as suas vocações. Reuniões de discussão de planos de CT&I para outras regiões serão realizadas.

CIÊNCIAemPAUTA, por Danyelle Soares