Secretário de Estado de Planejamento João Orestes reúne-se com equipe de Ciência, Tecnologia e Inovação

orestes-e-estevao

O Secretário de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplancti), João Orestes Schneider, esteve na manha desta terça-feira, dia 30, reunido com a equipe responsável pela Secretaria Executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

 Recebido pelo Secretário Executivo Estevão Monteiro de Paula, João Orestes conheceu cada um dos servidores lotados no órgão e, ao fim do encontro, afirmou ter ficado impressionado com a qualificação encontrada em constatar em uma equipe tão pequena.

Reafirmando as palavras do Governador Amazonino Mendes, o secretário garantiu que as áreas de ciência, tecnologia e inovação (CT&I) são vitais para o desenvolvimento do Estado. Afirmou, ainda, que a meta é investir ainda mais no sentido de se criar uma política voltada à exploração sustentável dos recursos naturais.

 Após conhecer os servidores da Secti, João Orestes assistiu a uma apresentação do Plano Macro Macro Estratégico de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, criado pela Secti com a finalidade de gerar inteligência e fortalecer a economia do interior do Estado. A apresentação foi feita pelo Secretário Estevão Monteiro de Paula. “Este projeto visa o desenvolvimento de alternativas econômicas para o interior, dentro de um conceito de desconcentração das ações econômicas”, disse Estevão.

 Encerrando a visita, João Schneider disse que o Amazonas, por sua extensão territorial e peculiaridades geográficas e ambientais, é rico em recursos naturais que precisam ser inseridos na atividade econômica do Estado. “E aí já entra o setor mineral, onde o Amazonas já dispõe de duas reservas de classe mundial, a reserva de nióbio, em São Gabriel da Cachoeira, e de estanho, em Presidente Figueiredo. Isso já é uma realidade. E devido à extensão territorial, o potencial geológico do estado é quase que infinito”, comentou.