Secretário Odenildo Sena recebe Comitiva de Coari

O secretário de Ciência e Tecnologia, Odenildo Sena, recebeu nesta quinta-feira (26), a visita do prefeito do município de Coari, Arnaldo Mitouso, acompanhado dos secretários municipais de Ciência e Tecnologia e Gás & Petróleo, Eloym Assunção e Jurandy Aires, respectivamente.  Na reunião foram discutidas possibilidades de construção e negociação de parcerias em prol do desenvolvimento de Coari, em especial, nos setores de educação, inovação e políticas de C&T. Participaram também do encontro o assessor da presiência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Edilson Soares; o diretor de relações institucionais do Centro de Tecnologia do Amazonas (CETAM), Leonardo Monteiro; o diretor da Universidade do Estado do Amazonas de Coari, Atacílio Ferreira; e o secretário executivo da SECT, Marcelo Vallina.

Na ocasião, o prefeito expressou o interesse de contar com a colaboração da SECT na implantação da política de C&T em Coari, especialmente neste momento, com a recente criação da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia.

Odenildo fez questão de destacar o pioneirismo do prefeito em criar a secretaria de C&T naquele município, colocando a SECT e as instituições vinculadas à disposição para contribuir com o avanço da ciência em Coari. Em seguida, detalhou algumas possíveis áreas de cooperação: Rede Estadual de Comunicações, Programa de Apoio a Micro Empresas e Empresas de Pequeno Porte (PAPPE Integração) e Programa Ciência na Escola (PCE).

O titular da SECT apresentou ao prefeito o projeto no âmbito da internet, que contempla os sete municípios localizados no trecho Coari-Manaus ( Coari, Anamã, Anori, Codajás, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba) . “Já firmamos uma parceria com a Telebrás para conectar esses sete municípios através da fibra ótica que percorre o gasoduto”, frisou Odenildo. Quanto à cooperação da SECT e FAPEAM no campo do edital PAPPE, foi discutida a viabilidade do corpo técnico das instituições se reunirem com empresários daquele município, tornando possível a elaboração de bons projetos. No que se refere ao PCE, foi examinada a possibilidade de criar uma edição especial do programa para Coari. O programa, observa, “representa uma nova forma de fazer educação. Envolve os jovens e os professores em projetos de pesquisa, melhorando sensivelmente o seu desempenho”. A Seduc tem indicadores de que egressos do programa alcançam em torno de 94% de possibilidades de ingressar na universidade pública, informou o secretário.

Expectativa

Para Coari, a parceria com as instituições do Sistema Público Esttadual de C&T garantirá avanços na resolução de gargalos existentes no município. Um deles é a qualificação de professores para dar andamento ao Projeto Era Digital. ”Foram distribuídos mil notebooks aos educadores e precisamos qualificá-los para uso dos equipamentos e ferramentas”, revelou o prefeito Arnaldo Mitouso, enfatizando que a notícia dada por Odenildo sobre a banda larga serve de incentivo para acelerar o processo. O CETAM se comprometeu a realizar o treinamento tão logo sejam instalados os computadores.

Para o secretário municipal de C&T, Eloym Assunção, a expectativa é a de que os primeiros frutos dessa reunião aconteçam em breve, especialmente no que se refere à qualificação profissional. Segundo Assunção, Coari caminha para se tornar uma cidade universitária. “Com as presenças da UFAM, UEA, IFAM e Universidade Aberta do Brasil (UAB) precisamos criar uma política pública voltada para esse segmento da sociedade, tentando contribuir para a melhoria do nosso município”, disse. Comandando uma secretaria criada há três meses, Assunção declara que está otimista quanto aos investimentos em C&T em Coari.

Foto 2: O secretário Odenildo Sena mostra ao prefeito Arnaldo Mitouso o projeto da Rede Estadual de Comunicações

 

ASCOM/SECT