Sect apresenta projetos a empresário francês

 

O Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Marcílio de Freitas, recebeu na última quinta-feira (29/4) o ex-consul Honorário da França em Manaus e consultor empresarial, Daniel Rosenthal, para apresentar cinco projetos desenvolvidos pelo Sistema de Ciência e Tecnologia, em benefício do progresso do desenvolvimento tecnológico, socioambiental e de difusão do conhecimento.

 

Entre os projetos apresentados está CITV-Amazonas, que consiste em implantar Centro de Inovação Tecnológica Vocacionado em cada município do Estado do Amazonas, basicamente composto por um Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), obedecendo as vocações econômico-sociais de cada região e estruturas de apoio aos Arranjos Produtivos Locais – APL´s.

 

Também foram apresentadas as propostas dos Laboratórios de Certificação que prevêem a construção de um conjunto de laboratórios de ciências físicas, química, matemática, biológica e engenharias, integrados e organizados, tematicamente, por meio de 07 Núcleos de Inovação e de Tecnologia. A meta é contribuir para o desenvolvimento do Pólo industrial de Manaus.

 

O projeto que prevê a implementação do Pólo Industrial de Construção Naval também foi apresentado pelos secretários. Ele permitirá às empresas deste segmento acesso às inovações tecnológicas, a linhas de crédito e financiamento, além da implementação de um curso específico para essa área ministrado pela UEA.

Outro assunto apresentado foi a Plataforma Integrada de Gestão e Tratamento de Resíduos Sólidos para os Municípios do Estado do Amazonas que propõe a implantação de plataformas de tratamento de resíduos sólidos nos 62 municípios do Estado do Amazonas.

 

Um dos projetos mais importantes apresentados foi a implantação de uma plataforma de inovações tecnológica de georreferenciamento eletrônico por meio de uma rede de centros amazônicos de recepção, análise e transmissão de dados e imagens, em parceria com as instituições e os órgãos de defesa civil da Amazônia ocidental.