Sect discute convênio com França na área de mineração

O Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Prof. Marçílio de Freitas, recebeu na manhã desta sexta-feira (05/03) o representante da University of Mont Pellies, da França, Dr. Gerard Venaes e o geólogo Rodolfo Woltje, do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Durante a visita, os participantes trataram sobre o convênio de intercâmbio entre a SECT e a França concretizada no Programa de Formação Complementar de Profissionais com Atuação na Área de Mineração (Cesmat), que tem como objetivo central a formação em nível de Pós-Graduação em nível de especialização e mestrado, de técnicos amazonenses na área de mineração sustentável.

 

O secretário Marcílio de Freitas informou que há todo interesse em renovar o convênio por contemplar uma área estratégica para o Amazonas. “Esse convênio já possibilitou a formação de sete amazonenses na França e será ampliado, incluindo o compartilhamento de laboratórios de inovação tecnológica”, afirmou .

Ele considera que o Programa também vai possibilitar o intercâmbio de professores e alunos, visando melhor uso da mineração nos processos produtivos do Amazonas. 

Sobre o Cesmat

 

O Programa Cesmat consiste em apoiar, com bolsas de estudo, graduados em qualquer área do conhecimento para cursarem pós-graduação no Centro de Estudos Superiores de Matérias-Primas (CESMAT), da França. O programa é resultado de um acordo entre o Estado do Amazonas e o Ministério do Exterior da França, intermediado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (SECT) e financiado pela Fapeam.