Sect discute projeto de inclusão digital para o Amazonas com o MDA

O secretário de C&T do Amazonas, Marcílio de Freitas, realizou reunião na manhã de hoje (09/03), com a consultora de inclusão digital do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rossana Moura, para discutir ações de integração tecnológica para o Estado.

 

A representante do ministério, que coordena o projeto Territórios Digitais em nível nacional apresentou a metodologia do projeto na implantação de Casas Digitais em escolas agrícolas, sindicatos, assentamentos e comunidades rurais tradicionais, em localidades integrantes do Programa Territórios da Cidadania. O objetivo é promover a inclusão social e digital. A concepção do Territórios Digitais foi desenvolvida com o objetivo de atender as especificidades de populações do meio rural.

 

Na reunião, o secretário enfatizou a urgência de projetos que respondam às demandas de integração tecnológica no estado, informando que atualmente mais de 6 mil comunidades são consideradas isoladas. “Integração para o Amazonas não é apenas uma questão geográfica, passa pelas tecnologias de convergência e essa é uma prioridade para o processo de consolidação das políticas públicas em favor do Estado”, afirmou, ratificando o interesse em firmar a parceria com o MDA.

 

Freitas reforçou a importância do programa de inclusão digital nacional, defendendo a extensão para as comunidades indígenas e apresentou as iniciativas que já vêm sendo executadas por meio dos Programas de formação de recursos humanos para o ensino e graduação indígena, como é o caso do “Formação Científica dos Povos Indígenas do Estado do Amazonas”, em parceria com a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e outras secretarias de governo. A ação visa à capacitação de 2.500 professores indígenas, para atuarem nos ensinos fundamental, médio e na gestão científica no Estado do Amazonas.

 

Para a coordenadora, a parceria só trará resultados positivos e confirma que pode ser estendida às comunidades indígenas. “O intuito é fazer com que essas populações sejam protagonistas da sua história em um processo cada vez maior de integração com o acesso às tecnologias”, acentuou.

 

Também participaram da reunião o secretário adjunto de C&T, Waltair Machado e os representantes da delegacia regional do MDA no Amazonas, Lúcio Carril e Arivan Reis.  

 

 

Ascom da SECT/Am