Sect promove capacitação em Cooperação Internacional

A principal atividade da Cooperação Internacional é promover ações e programas conjuntos entre instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras. Na área de ciência, tecnologia e inovação, essas iniciativas serão discutidas durante o curso “Cooperação internacional para o desenvolvimento”, que acontecerá nos dias 17 e 18 de setembro, continuando na próxima semana, nos dias 24 e 25. As aulas serão realizadas na Casa da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), no horário de 8 às 18h.
 
Realizado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o curso visa capacitar profissionais para identificar, formular, monitorar e avaliar programas e projetos com aplicação em metodologias de gestão exigida pelos financiadores internacionais multilaterais e bilaterais, transmitindo uma fotografia atual da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, percorrendo aspectos teóricos aplicados à prática.
 .
Na programação, os ministrantes do curso, professores Helio Michelini Pellaes Neto e Sergio Andrade, do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (Nupri/USP) apresentarão o surgimento, a evolução histórica, os instrumentos mais destacados, bem como as tendências e debates contemporâneos relativos à cooperação internacional.
 
De acordo com o pesquisador e coordenador do curso, Jorge Porto, as ações de cooperação internacional são estratégicas para desenvolver um Estado como o Amazonas, principalmente por meio das parcerias. “Organizações internacionais, universidades e instituições não governamentais podem desempenhar um papel construtivo neste processo ao integrar-se de maneira mais completa em suas comunidades locais, regionais e internacionais”, afirma Porto.
 
O curso faz parte do projeto “Mecanismos estruturantes para projetos de cooperação técnico-científica internacional vinculado à Sect/Am”, associado ao Programa de Gestão em Ciência e Tecnologia no Amazonas (PGCT/Am), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Assessoria de Comunicação – Sect/Am