Sect realiza hoje Seminário de Divulgação do Prêmio Samuel Benchimol

Projetos nas áreas ambiental, educacional, social, econômica e tecnológica na Amazônia devem participar do Seminário de Divulgação do Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente, hoje(25/05), a partir de 14 horas, no auditório do TCE (av. Efigênio Sales, 1155, Parque 10). Na ocasião, os candidatos poderão tirar dúvidas, ficar por dentro dos requisitos para inscrição e ouvir histórias de sucesso de contemplados em edições anteriores.

Promovido pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECT), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), a Fundação Amazonas Sustentável (FAS), o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e as Lojas Bemol, o Seminário irá iniciar com a palestra da professora adjunta e coordenadora do Curso de Bacharelado em Museologia da Universidade de Brasília (UnB), Lilian Alvares. Ela falará um pouco da história e da importância do prêmio para a região amazônica. Em seguida, às 15h20, Márcia Mello, professora e vice-diretora do ICHL/UFAM, falará do premiado projeto sobre o império comercial de J. G. Araújo. Márcia foi premiada, ano passado, na categoria Distinção Produtiva Amazônica.

Às 15h45, a palestra “Sociobiodiversidade, gênero e geração de renda com grupos produtivos de mulheres no Baixo Rio Negro, Amazonas” será proferida pela bióloga e educadora ambiental do Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ), Mariana Semeghini. Ela irá explanar sobre o projeto premiado também ano passado que relata os esforços do instituto em fortalecer as organizações locais e as cadeias produtivas destacando o papel crucial das mulheres na conservação das sementes, dos saberes e da culinária.

Às 16 horas, o Secretário de Ciência e Tecnologia do Amapá, Antônio Cláudio de Carvalho; e o professor visitante nacional sênior da Capes na Universidade Federal do Oeste do Pará, Lauro Soares, irão falar do impacto dos prêmios na atividade acadêmica e na pesquisa empresarial. Este ano, o prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo acontecerá no Amapá, em novembro.

Para terminar, será composta mesa-redonda com José Paiva Filho, que irá falar sobre “Cobras e Buiuçus”, categorias criadas por Samuel Benchimol quando lecionava para premiar alunos que tiravam notas máximas e que mantinham estas notas nos boletins. Existem 469 cobras e buiuçus registrados. Comporá a mesa também Tinale Silva, da Federação das Indústrias do Amapá (FIEAP), que explanará sobre os critérios para inscrição nos prêmios. A chefe do Departamento de Programas Institucionais da SECT, Astrid Oliveira, irá mediar os trabalhos.

Ao final, haverá coquetel e momento de autógrafos com Abrahim Baze, autor do livro “Samuel Isaac Benchimol: Ensaio Biográfico de um Educador e Empresário”.

Lembrando que podem participar todos os cidadãos, independente de titulação acadêmica, com projetos que visem o desenvolvimento da Amazônia e que estejam sendo realizados nesta região do país. Serão distribuídos R$395 mil em prêmios, maior valor pecuniário da América Latina. Informações pelo telefone (92) 4009-8111.

Quem foi Samuel Isaac Benchimol?

Nascido em Manaus, em 1923, Samuel Benchimol foi bacharel em Direito, mestre em Sociologia e Economia e possuiu grau de doutor e a cátedra de Economia Política da Faculdade de Direito do Amazonas, onde lecionou até 1998. Conciliou a atividade acadêmica com a vida empresarial, sendo um dos fundadores, em 1942, do grupo empresarial Bemol/Fogás. Intelectual com sólida formação acadêmica, Samuel Benchimol é considerado um dos maiores especialistas sobre a região amazônica com mais de 100 trabalhos publicados sobre o tema. Sua principal contribuição foi o estudo dos aspectos sociais envolvidos na economia da região e no desenvolvimento sustentável da Amazônia. Membro da Academia Amazonense de Letras, ele faleceu em 2002.

SERVIÇO

Seminário de Divulgação do Prêmio Samuel Benchimol e Banco da Amazônia de Empreendedorismo Consciente

Data: 25/05/2010 (quarta-feira)

Horário: Das 14 às 18 horas

Local: Auditório do TCE (av. Efigênio Sales, 1155, Parque 10).

ASCOM/SECTAM