Sect recebe certificação em Sistema de Qualidade

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) passou a integrar o seleto grupo dos 21 órgãos públicos estaduais certificados com a ISO 9001. A entrega do certificado oficial aconteceu nesta quarta-feira (22/12) no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). Saúde, Educação, Ciência & Tecnologia e Segurança, entre outras áreas fim do governo estavam participando do evento, que ainda contou com a presença de diretores das empresas certificadoras e de diversas autoridades.

Segundo o secretário da Sect e diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, é preciso ter um olhar diferenciado para o funcionamento da coisa pública, que vai além do burocratismo e da burocracia. “É necessário imprimir o conceito de que o servidor público tem por função primordial servir”, destacou Odenildo. Ele ressalta ainda que a ISO vem estimular os órgãos a tratarem institucionalmente as questões de Estado, estimulando o partilhamento e o trabalho em equipe. “O sucesso depende sempre do conjunto”, pontuou.

A opinião foi compartilhada pela professora Francisca Cunha Lima, gestora da Escola Estadual Roxana Bonessi. “A certificação da nossa escola com o Sistema ISO 9001 foi resultado de um trabalho conjunto entre o corpo docente e a comunidade, sempre parceira e participativa”, disse ela, lembrando que a certificação trouxe a visão empresarial atrelada a uma pedagogia inovadora. Marcelo Lima Filho, secretário de Planejamento e Desenvolvimento do Estado do Amazonas, também destacou que a missão é introduzir no setor público as melhores práticas do setor privado. 

 

Aprimorando os processos


Com 101 anos de história e aproximadamente 2 mil alunos, a Escola Sólon de Lucena passou a ostentar mais um título, é a primeira escola estadual brasileira de nível médio com a certificação ISO 9001. “Essa certificação trouxe um grande impacto, já que nosso corpo docente está ainda mais comprometido e os alunos muito mais estimulados”, diz, destacando que no ano de 2009, 55 alunos da instituição foram aprovados para a Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

De acordo com Sirley Alves Ferreira, secretária executiva da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), antes mesmo da certificação, o órgão já vinha trabalhando com um programa de aprimoramento dos processos e dos serviços por meio das ferramentas da qualidade. "Esse tipo de gestão repercute diretamente no fazer escolar, já que o objetivo final é proporcionar um atendimento mais rápido, eficiente e eficaz. Implantar essa idéia em uma escola é o grande diferencial, pois cria uma cultura de busca pela qualidade. Em resumo, aprender, desenvolver, aprimorar”.

Confira abaixo a lista de órgãos do governo certificados com a ISO 9001


Hemoam – Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Amazonas

FUAM – Fundação Alfredo da Mata

Cema – Central de Medicamentos do Amazonas

Policlínica Codajás

FMT – Fundação de Medicina Tropical do Amazonas

Maternidade Nazira Daou

SDS – Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Ciops – Centro Integrado de Operações de Segurança

Seplan – Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Amazonas

Prodam – Processamento de Dados Amazonas

Amazonprev – Fundo Previdenciário do Amazonas

Ipem – Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas

Jucea – Junta Comercial do Estado do Amazonas

Ciama – Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas

Ipaam – Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas

CGL – Comissão Geral de Licitação do Estado do Amazonas

Sect – Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia

Fapeam – Fundação de Aparo a Pesquisa do Amazonas

Hospital Dr. João Lúcio

Escola Estadual Roxana Bonessi

Escola Estadual Solon de Lucena

 

Foto 1: Secretário da SECT, Odenildo Sena , secretário Executivo, Marcelo Vallina,  secretária adjunta, Olívia Albuquerque, e  funcionários da SECT

Foto 2: Odenildo Sena e demais  gestores de instituições certificadas

Foto 3: Francisca Cunha Lima e Emanuel Soares Cardoso, diretores das Escolas Roxana Bonessi e Solon de Lucena

 

Assessoria de Comunicação /SECT