SECTAM divulga resultado final do processo seletivo para Assessor de Comunicação

A Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM) divulga o resultado final do processo seletivo simplificado para preenchimento do cargo comissionado de Assessor I de Comunicação.

O certame, lançado no dia 30 junho, cumpriu as seguintes etapas: análise curricular; entrevista individual com apresentação de portfólio; e avaliação prática que compreendeu a redação de texto jornalístico sobre tema apresentado em palestra prévia. O Comitê Avaliador esclarece que definiu critérios objetivos de julgamento em todas as etapas e que realizou a correção da avaliação prática de modo anônimo, sem a identificação de quem era a prova a ser corrigida. Essas ações garantiram a lisura e a transparência do certame.

A presidenta do Comitê Avaliador e professora da Ufam, Mirna Feitoza, explica que esta última etapa revelou o conhecimento técnico dos candidatos em apurar e tratar a informação do ponto de vista jornalístico. O Comitê também foi composto por Dalton Vilela, Secretário Executivo Adjunto da SECT, e Edilson Soares, assessor técnico da presidência da Fapeam.

Edilson conta que mais de 120 currículos foram recebidos, inclusive de outros Estados, como Minas Gerais e São Paulo. “Este número elevado de candidatos é sinônimo de que todo o certame foi bem divulgado”, destaca. Mirna Feitoza complementa que esta quantidade surpreendeu e superou as expectativas e que a candidatura de profissionais de outros importantes Estados no cenário de C&T do País demonstra também a credibilidade e a visibilidade que a SECT conquistou. Todas as datas pré-estabelecidas foram respeitadas e todas as etapas do processo foram amplamente divulgadas.

Mirna observa que os currículos recebidos foram de qualidade e compostos por profissionais com muitos anos de experiência e muitos cursando ou já mestres em suas áreas. “Isso mais uma vez indica o avanço da C&T no Estado, com programas de pós-graduação estabelecidos”. Edilson destaca, ainda, que foram vistos muitos jovens talentos com potencial se submetendo ao processo, profissionais que irão se destacar no futuro do Amazonas.

O Secretário Executivo Adjunto da SECT, Dalton Vilela, que também fez parte do Comitê Avaliador, explica que esse profissional entrará para a secretaria com a missão de dar destaque às ações de C&T do Amazonas, aproximando a ciência da população. “É muito importante que contemos com um profissional qualificado de comunicação para que possamos dar visibilidade ao conhecimento científico, tecnológico e inovador, mostrando o impacto dessa produção para o desenvolvimento do Estado”. Ele explica que as ações do Assessor de Comunicação irão promover a política de C&T do Amazonas.

Cargo

O cargo comissionado Assessor I de Comunicação tem remuneração mensal no valor de R$5.229,77, com ticket alimentação de R$220. A carga de trabalho é de 40 horas semanais.

Os requisitos para o cargo foram: nível superior completo em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo; preferencialmente com especialização e/ou mestrado em Comunicação Social ou áreas afins; desejável ter cinco anos de atuação profissional como jornalista e experiência no setor público.

Candidata selecionada

A jornalista Wilsa Freire foi a selecionada para o cargo de Assessor I de Comunicação da SECT.

ASCOM/SECTAM