SECTAM lança Boletim de Indicadores de CT&I

Disponibilizar um banco de dados com números atualizados sobre CT&I é o objetivo do Boletim de Indicadores que a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM) está disponibilizando ao público a partir desta sexta-feira (29/07). Informações sobre o crescimento da produção científica no Estado; o número de doutores; acesso à internet e indicadores da inovação no País, entre outros índices fazem parte da pesquisa coordenada pelo Departamento de Relações Interinstitucionais (DERIN) da secretaria.

O Boletim, que terá periodicidade trimestral, no entanto, não será a única inovação da secretaria, já que a próxima novidade será disponibilizar semanalmente links com bases de dados sobre CT&I aos usuários do site e jornalistas. Eduardo Taveira, chefe do DERIN, ressalta que o compromisso da secretaria é disponibilizar informações precisas sobre o cenário de CT&I em nível municipal, estadual e federal. 

Siga a SECT no Twitter!

Segundo Taveira, essa primeira versão apresenta alguns dados de pesquisa da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível superior (CAPES); do Ministério da Educação; do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). “A ideia é que as informações sejam de fácil acesso a qualquer usuário do site”, disse.

O titular da SECT, Odenildo Sena, avalia: “Com esse Boletim saberemos como orientar decisões mais acertadas”. Ele ressalta que ainda há, em andamento, o projeto da Dra. Andeia Viviana Waichman, professora da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), que vai mapear e monitorar o andamento da Ciência e Tecnologia no Estado. O projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), deverá estar concluído até o início de 2012. 

“Será uma ação importantíssima e inovadora que vai suprir essa carência que nós temos quanto a indicadores de CT&I no Estado”, disse Sena. Ele explica que, enquanto este sistema não estiver pronto, a comunidade científica, os gestores de instituições, o setor produtivo e a sociedade como um todo terão à disposição, trimestralmente, dados atualizados sobre o tema por meio do Boletim de Indicadores.

Estatísticas

Entre os dados mais relevantes disponibilizados no Boletim, destaque para o crescimento do Amazonas no cenário nacional de CT&I. A representatividade do Estado se refletiu, especialmente, no aumento do número de doutores, já que registrou, no período de 2004 a 2008, um crescimento de 15,66%, superando o índice atingido em toda a Região Norte que foi de 14,09%. “Sabendo que o Amazonas vem se destacando no plano nacional de CT&I, no que tange ao número de doutores, isso nos permite, por exemplo, usar essa informação para fortalecer parcerias com o governo federal”, comentou Odenildo Sena.

Outro quadro comparativo significativo é quanto à produção científica na Região Norte no período de 2004 a 2008. Neste cenário, o Amazonas ocupa o segundo lugar entre os estados que mais publicaram trabalhos, respondendo por mais de 34mil das publicações, superado apenas pelo Pará com mais de 35mil.

Segundo Sena, esse quadro, em particular, é extremamente animador já que, além de formar doutores é preciso estimular sua permanência na região para garantir o desenvolvimento da CT&I no Estado.

Internet

A internet também ocupou lugar de destaque na pesquisa, revelando dados animadores como crescimento dos acessos à rede no Amazonas. O estudo teve por base os dados da última pesquisa do Hitwise, um serviço da Serasa Experian que monitora o comportamento anônimo e agregado na internet de mais de 500 mil pessoas espalhadas geograficamente de maneira que representem a distribuição da população online brasileira em mais de 270 mil websites em todo o País.

A pesquisa analisou o período compreendido entre 01 de janeiro e 02 de abril de 2011, somando 12 semanas de monitoramento. O resultado do estudo apontou o Amazonas como segundo Estado da região com maior crescimento em acessos a internet, registrando um aumento de 7,14%.

Outras informações

O Boletim de Indicadores ainda apresenta dados relevantes sobre os investimentos em bolsas de estudos; acessos ao portal de periódicos; áreas do conhecimento com maior produção científica; empregabilidade e cenário da inovação na região, entre outros dados sobre CT&I.

Confira aqui e tenha acesso ao Boletim de Indicadores de CT&I!

ASCOM/SECTAM