SECTAM, Nokia do Brasil e INdT realizam workshop sobre uso da tecnologia NDG
22/11/2011 – A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM), em parceria com a Nokia do Brasil, o Instituto Nokia de Tecnologia (INdT) e a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), realizam na próxima sexta-feira (25/11) o ‘Workshop de avaliação do uso pelo estado do Amazonas de tecnologias Nokia para ações sociais’.
O evento, que acontecerá no Auditório da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Amazonas (EST/UEA), contará com a participação de representantes das Secretarias de Saúde, Assistência Social, Educação e Segurança Pública, entre outras instituições ligadas à temática que integram a região metropolitana de Manaus.
A proposta do encontro de trabalho é apresentar novas tecnologias com aplicação social, além de demonstrar os resultados obtidos com a utilização da tecnologia Nokia Data Gathering (NDG) para o controle e monitoramento do vetor da dengue, o mosquito Aedes Aegypti.
De acordo com o Secretário de Ciência e Tecnologia do Amazonas, Odenildo Sena, a intenção é que o projeto NDG se torne uma política pública e que se estenda para todo o Estado. “Nossa preocupação é tirar os resultados de projetos da prateleira e mostrar para os gestores de diversas áreas as tecnologias desenvolvidas no Amazonas que podem ser utilizadas como ferramentas a serviço da sociedade”, disse, ressaltando que serão realizados muitos outros eventos como este. “Na medida em que você expõe para os gestores, essas possibilidades, e eles se valem delas, isso serve de estímulo para que outras inovações sejam desenvolvidas.”
A tecnologia NDG, implantada em Manaus desde 2008 por meio de um acordo de cooperação técnica entre SECTAM, Nokia, INdT e FVS, permite que a coleta de informações do vetor da dengue sejam transmitidas em tempo real para um banco de dados único. Os dados coletados podem ser transferidos para um servidor via WI-FI, Bluetooth, GPRS, SMS ou cartão de memória.
Resultados
Entre os resultados práticos obtidos com o uso desta tecnologia está a otimização do tempo. O mesmo trabalho realizado manualmente demanda cerca de dez dias entre a coleta de dados e a tomada de decisão, enquanto que, com a utilização da tecnologia NDG, leva em média 24h. Este ganho de tempo possibilita que diariamente sejam elaborados novos planos de ação de acordo com a demanda.
Segundo informações da FVS, em 2011 foram notificados 1200 casos de dengue grave. Nesse contexto, o uso da tecnologia foi fundamental para reduzir o número de óbitos, já que possibilitou a intervenção rápida das equipes médicas.
Para o projeto piloto, iniciado há três anos e prorrogado até agosto de 2012, são utilizados 50 aparelhos celulares Nokia, equipados com a tecnologia NDG. A proposta é que o número de linhas de transmissão de dados seja expandido para atingir uma área geográfica maior, integrando municípios como Iranduba, Novo Airão, Rio Preto da Eva e Presidente Figueiredo, além da capital.
A tecnologia, que já é um software livre, também é utilizada em países da África.
Programação:
8h às 9h – Credenciamento
9h às 9h30 – Abertura e composição da mesa:
Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia do Amazonas – Dr. Odenildo Teixeira Sena
Gerente de Controladoria Nokia do Brasil – Felipe Cunha
Diretor-Presidente da Fundação de Vigilância Sanitária em Saúde – Bernardino Cláudio de Albuquerque
9h30 às 10h – Palestra: ‘Tecnologias Nokia para Ações Sociais’
Palestrante: Kulsoom Ally (Gerente do grupo de responsabilidade social da Nokia para a América Latina)
10h às 10h30 – Palestra: ‘A inovação como chave para abrir novos caminhos que favoreçam a sociedade’; Apresentação do Sistema NOPA (Nokia Peer Adhere), aplicativo para o tratamento do HIV
Palestrante: Iam Lawrence (INdT)
10h30 às 11h15 – Intervalo
10h45 às 11h15 – Palestra: ‘Utilização do Data Gathering (NDG) para ações de controle da dengue da dengue no Amazonas’
Palestrantes: Dr. Ricardo Augusto dos Passos (FVS/AM) e Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS/AM)
11h15 às 12h – Demonstração do aplicativo Nokia Data Gathering (NDG)
12 às 14h – Intervalo
14 às 15h15 – Discussão em grupos de trabalho – GTs
15h às 15h15 – Intervalo
15h às 15h30 – Sistematização das propostas debatidas
16h às 17h – Apresentação das propostas elaboradas pelos grupos de trabalho
17h – Encerramento
CIÊNCIA EM PAUTA/ SECTAM, por Sílvia Leila Alves