SECTI-AM participa pelo segundo ano do Programa Excelência na Gestão
10/08/12 – A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) participa pelo segundo ano consecutivo do processo de avaliação do Programa Excelência na Gestão da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti). Nesta semana, foi concluído e encaminhado o relatório de práticas de gestão da SECTI-AM referente ao ano de 2011.
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O Programa Excelência na Gestão tem o objetivo de promover a melhoria do desempenho dos Institutos de Pesquisa Tecnológica, visando a alcançar a excelência em sua gestão, apontou o chefe do Departamento de Relações Interinstitucionais e Indicadores da SECTI-AM, Moises Coelho. “Com isso, parte-se da premissa de que a administração pública tem de ser excelente sem deixar de considerar as particularidades inerentes à sua natureza pública”, disse.
A SECTI-AM criou um Comitê que organizou os esforços para a sistematização das informações passadas por cada setor. A coordenação ficou sob a responsabilidade da Secretaria Executiva Adjunta e do Departamento de Relações Interinstitucionais e Indicadores.
O relatório de práticas de gestão é composto por oito critérios, são eles: liderança; estratégias e planos; cidadãos; sociedade; informações e conhecimento; pessoas; processos; e resultados. Esses critérios representam um sistema gerencial que orientam a adoção de práticas de excelência em gestão no setor público.
Entre as práticas de gestão que integram o relatório estão a participação da Secretaria na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2012/15 do Governo do Estado, a realização da Avaliação de Desempenho junto aos servidores, colaboradores e estagiários e a pesquisa de clima organizacional.
Como resultado do primeiro ano de participação no Programa, a SECTI-AM foi convidada a compartilhar com as demais instituições suas boas práticas referentes ao atendimento ao cliente.
Aprimorar
Coelho destacou a relevância da adesão da SECTI-AM ao Programa Excelência na Gestão. “Os resultados são importantes para a melhoria na qualidade dos serviços prestados pela secretaria, bem como, para o aprimoramento dos processos internos”, disse.
Após o envio do relatório, a instituição receberá, ao final do ano, a visita de um avaliador que irá dirimir possíveis dúvidas e comprovar as evidências das práticas relatadas. “A partir da análise do relatório e da visita, recebemos um parecer com os pontos fortes e as necessidades de desenvolvimento. A partir desse feedback, elaboramos um plano de ação para implementar melhorias de gestão”, explicou Coelho.
Melhoria da qualidade dos serviços
O Programa Excelência na Gestão foi criado em maio de 1998, a partir de uma reunião realizada pela Abipti com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e institutos de pesquisa tecnológica (IPTs) associados à Abipti.
O objetivo geral da iniciativa é promover a melhoria no desempenho das instituições de pesquisa tecnológica no País, de maneira a torná-las mais competitivas.
Nesse sentido, o processo de avaliação no âmbito do projeto deve representar para os IPTs um instrumento de gestão para o aprimoramento de suas atividades de pesquisa, desenvolvimento e serviços.
O programa foi apoiado inicialmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A partir de 2004, a iniciativa passou a contar com o apoio do Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação (MCTI) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Desde a sua implementação, mais de 100 instituições de todo o País já participaram do projeto. Ao longo desses anos, foram realizados 80 cursos/eventos no seu âmbito. Outro resultado foi a capacitação de uma média de 18,8 mil pessoas.
CIÊNCIAemPAUTA/SECTI-AM, por Anália Barbosa