SECTI-AM publica nova edição do Radar de Oportunidades
CIÊNCIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXAS
Uma nova edição do Radar de Oportunidades foi publicada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM). Foram identificadas pelo Departamento de Apoio à Inovação (DAT) 17 oportunidades dentre editais e chamadas públicas. Dessas, sete são novas e destacam-se nas áreas de financiamento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e bolsas para pesquisadores.
Dentre as oportunidades para empresas vale salientar o edital da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), que abriu seleção pública conjunta com o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) com apoio técnico da Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras) para a Inovação Tecnológica Industrial no Setor de Petróleo & Gás (InovaPetro).
O InovaPetro aceita propostas de projetos que contemplem pesquisa, desenvolvimento, engenharia, absorção tecnológica, produção e comercialização de produtos, processos e serviços inovadores que visem o desenvolvimento de fornecedores brasileiros para a cadeia produtiva da indústria de petróleo e gás natural.
RECURSOS HUMANOS
Novas oportunidades também surgem para a concessão de bolsas a mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e pesquisadores em atividades de investigação científica ou tecnológica, participação em eventos científicos para apresentação de trabalhos em CT&I, e em projetos Minter e Dinter ofertados no Amazonas, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa nos centros de P&D da empresa sueca SAAB AB, no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também está recebendo propostas de projetos de pesquisa científica tecnológica e em inovação, que contribuam para o desenvolvimento científico e tecnológico do País nas áreas de meteorologia e climatologia. O apoio será na forma de auxílio pesquisa para despesas de capital, custeio e bolsas de fomento tecnológico.
VIGENTES
As ofertas vigentes são da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Finep, CNPq, BNDES, iUlbra e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Essas oportunidades beneficiam tanto pesquisadores, mestres e doutores como empresas que queiram inovar por meio de projetos de P&D ou com a inserção de mestres e doutores, como estratégia de aumento da competitividade empresarial.
RADAR DE OPORTUNIDADES
O Radar é um instrumento de difusão da inovação e foi desenvolvido para empreendedores, pesquisadores, estudantes, gestores, instituições e demais interessados em obter informações sobre bolsas para pesquisa, incentivos fiscais, eventos, subvenção econômica, dentre outros assuntos da área de CT&I.
Para os interessados, a SECTI-AM também oferece atendimento personalizado com orientações e recomendações quanto a demandas específicas em CT&I. A atividade é realizada por equipe técnica do DAT.
Para receber eletronicamente o Radar de Oportunidades, basta enviar e-mail para radardeoportunidades@secti.am.gov.br e solicitar o cadastro do seu endereço eletrônico, ou ligar para o telefone (92) 4009-8110, e pedir a inclusão do seu nome e telefone no banco de dados do DAT.
Para acessar a primeira edição de 2014 do Radar de Oportunidades, clique.
CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas