SECTI participa do I Seminário de Inovação e Empreendedorismo de Mamirauá

22/08/2012 – Os municípios do interior do Amazonas estão cada vez mais integrados a ações voltadas à ciência, tecnologia e inovação. Prova disso, será a realização, no município de Tefé, do I Seminário de Inovação e Empreendedorismo de Mamirauá.

Siga o CIÊNCIAemPAUTA no Twitter. Curta nossa página SectiAmazonas no Facebook

O evento inicia nesta quarta-feira (22) e vai até a próxima sexta (24). O objetivo do encontro é estimular o empreendedorismo, a inovação e o surgimento de novos negócios na região, fomentando emprego e renda. O seminário conta como parceiros, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e o Centro de Incubação e Desenvolvimento Empresarial (Cide).

A SECTI-AM será representada pelo chefe do Departamento de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica, Kleber Abreu. Ele ministrará a palestra “A importância da inovação em empreendimentos locais” durante a programação do evento.

“Nós esperamos levar informações para público local, que são os pesquisadores e empresários, sobre os editais de fomento, mostrar passo-a-passo como se cria uma empresa e onde conseguir os recursos, financiamentos. Precisamos informa-los quanto à importância de fazer das pesquisas negócios rentáveis”, disse Abreu.

Estudos para novas incubadoras

Essa é a primeira vez que será realizada uma iniciativa como essa na cidade de Tefé. Por isso, não existem estudos sobre a vocação empresarial da localidade. Mas, o seminário também tem essa finalidade. De acordo com Kleber Abreu, a visita à localidade servirá para analisar essa realidade e apontar possíveis negócios.

Outra expectativa é a possiblidade da criação de uma incubadora de empresas na região, para alavancar as empresas já existentes. “Vemos nessa palestra, uma oportunidade de unir negócios, ciência e pesquisa. E por isso, o seminário tem tanta importância. Muitas vezes, a falta de informação faz com que não sejam criadas novas empresas, novos negócios e com isso, a ciência também deixa de ganhar”, completou o chefe do Departamento de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica.

Instituto Mamirauá

O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá foi criado em maio de 1999. É uma Organização Social fomentada e supervisionada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), atuando como uma das unidades de pesquisa do MCTI.

O Instituto Mamirauá desenvolve suas atividades por meio de programas de pesquisa, manejo e assessoria técnica nas áreas das Reservas Mamirauá e Amanã, na região do Médio Solimões, estado do Amazonas. Por intermédio de convênios com o Governo do Estado do Amazonas, o Instituto Mamirauá apoia a gestão dessas reservas.

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA/SECTI-AM, por Danyelle Soares