SECTI/AM e Fapeam prestam homenagem à Embrapa

Da esquerda para a direita, Celso Paulo de Azevedo; André Atroch; Nádima de Sá Rodrigues Campelo; Odenildo Sena; Luiz Marcelo Brum Rossi; e Maria Olívia Simão. Foto: Embrapa/Maria José

Por intermédio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI/AM) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), o Governo do Amazonas realizou, nesta terça-feira (30/07), a entrega de placa comemorativa à Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) em comemoração aos 40 anos de sua existência. Com esse gesto, o Governo do Amazonas reconhece na produtiva trajetória da Embrapa um exemplo ímpar de sucesso não apenas para a pesquisa pública agropecuária brasileira, setor em que o Brasil é referência mundial devido à contribuição dessa Empresa, mas também para a história da ciência, tecnologia e inovação do País.

A entrega da placa comemorativa foi realizada no auditório da instituição, na estrada AM 010, e contou com as presenças do chefe-geral da Embrapa Amazônia Ocidental, Luiz Marcelo Brum Rossi; chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento, Celso Paulo de Azevedo; chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia, André Atroch; e da chefe-adjunta de Administração, Nádima de Sá Rodrigues Campelo, além do titular da SECTI-AM, Odenildo Sena, e da diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão.

Luiz Marcelo Brum Rossi relembrou que, por volta de 2002, em uma entrevista ao Jornal da Ciência, ele revelou ao repórter seu sonho de poder contar com uma Fundação de Amparo à Pesquisa (FAP) no Amazonas.  Logo em 2003, foi fundada a FAPEAM, disponibilizando recursos para a pesquisa e contribuindo, assim, para o desenvolvimento tecnológico e para a formação de profissionais de alto nível. “É com muita alegria e satisfação que recebemos em nossa casa os dirigentes da SECTI-AM e da FAPEAM, que nos prestaram essa homenagem”, agradeceu.

Para o titular da SECTI-AM, a homenagem não poderia ser mais justa, pois a instituição, desde 2003, é  parceira de primeira ordem do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, presente, inclusive, na criação, há dois anos, do Fórum de Gestores, que subsidia com análises e informações as decisões da área. “Esta placa comemorativa é um reconhecimento do Governo do Estado pelo valoroso trabalho desenvolvido pelos pesquisadores e pesquisadoras da Embrapa aqui no Estado do Amazonas”, afirmou Odenildo Sena.

A diretora-presidenta da FAPEAM destacou que a placa comemorativa é o reconhecimento do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas pela trajetória vitoriosa da Embrapa, que tem contribuído de forma expressiva para o desenvolvimento do setor primário do Amazonas. Para ela, um dos diferenciais de sua atuação  é a aliança com os produtores rurais, salientando, também, suas pesquisas na área agropecuária em atendimento às demandas que partem do setor produtivo. “Destaco ainda o papel social exercido pela Embrapa no Amazonas, pois a instituição tem uma interação muito forte com o produtor rural”, avaliou Maria Olívia Simão.

Fonte: Agência Fapeam, por Denison Silvan