Seduc expõe projetos de iniciação científica e inclusão social à comunidade

Com o objetivo de apresentar à sociedade algumas das muitas ações de iniciação científica e de inclusão social desenvolvidas nas escolas públicas estaduais do Amazonas, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) está integrada à programação regional da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia com a exposição de estandes temáticos na Estação Ciência, instalada no Clube do Trabalhador do Sesi, e oferecendo a plataforma de comunicação à distância do Centro de Mídias de Educação. O objetivo é inserir todos os 62 municípios do Amazonas nas atividades do evento, que se estende até o próximo sábado (20).

De acordo com o secretário da Seduc, Rossieli Soares da Silva, a Secretaria de Educação fez questão de se integrar às demais instituições organizadoras do evento com o objetivo de contribuir com a maior divulgação do fazer científico em nossa região. No parque de exposições, um dos atrativos apresentados pela Seduc é o estande temático do projeto ‘Eureka’. Nele, o público visitante poderá conferir como este projeto, implantado recentemente pelo Governo do Estado, é desenvolvido na prática em 180 escolas públicas estaduais de ensino fundamental.

De acordo com a coordenadora do ‘Eureka’, professora Aline Almeida, 60 estudantes de seis escolas se revezarão nos três dias do evento para apresentar experimentos e práticas de investigação científica realizadas por eles em sala de aula. “O projeto Eureka foi uma das estratégias pensadas pela Seduc para potencializar o ensino das ciências junto aos estudantes do ensino fundamental. Presente em 180 escolas, ele está subsidiando o ensino com material didático específico e equipando as respectivas unidades de ensino com kits de instrumentos para experimentação e investigação científica nos diversos segmentos das Ciências da Natureza”, informou Aline Albuquerque.

Nos dias 18, 19 e 20 de outubro, o estande do ‘Eureka’ contará com exposições e experimentos científicos realizados por alunos da rede pública das escolas estaduais Hermenegildo de Campos, Duque de Caxias, Alfredo de Campos, Waldock Fricke, Ângelo Ramazzotti e do Centro de Educação de Tempo Integral Cíntia Régia do Livramento.

Como vem ocorrendo tradicionalmente nas últimas edições da Semana de Ciência e Tecnologia, neste ano a Seduc também está apresentando, em estande, o Programa Ciência na Escola (PCE), programa este que vem incentivando a iniciação científica na rede pública de ensino, onde o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (Fapeam), financia o desenvolvimento de pesquisas em diversas áreas do conhecimento.

“Este é um programa de suma importância que a cada ano se solidifica, sendo aplicado com sucesso em mais de cem escolas das redes estaduais e municipais. Durante os três dias de exposição, 30 projetos escolares serão apresentados por alunos da Seduc e a Semed. Quem visitar o parque de exposições poderá conhecer tais projetos e notar que o ensino de ciências e a investigação científica estão contagiando as escolas públicas do Amazonas”, apontou a representante da Seduc e uma das coordenadoras do PCE, professora Sheila Cordeiro.

INCLUSÃO SOCIAL

A educação especial também tem espaço garantido nesta edição da Semana de Ciência e Tecnologia. Da mesma forma que a Semed, a Seduc está apresentando no parque de exposições um estande, no qual são divulgados programas e projetos em benefício dos estudantes que apresentam limitações físicas ou intelectuais.

De acordo com a gerente de Atendimento Educacional Específico da Seduc, professora Hortência Macedo, o objetivo é integrar os estudantes especiais nas diversas atividades da ‘Semana’ e apresentar à sociedade um panorama do que vem sendo realizado pelas escolas públicas no campo da inclusão. “É uma excelente oportunidade para que a comunidade conheça como é desenvolvida a educação especial no Amazonas. Nesta exposição, apresentaremos uma série de produtos que estão sendo utilizados pelas unidades de ensino da Seduc para favorecer a inclusão, dentre os quais: impressoras em Braile, livros trilíngües (em Português, Inglês e Braile), instrumentos para ampliar a visão e favorecer a leitura (como lupas especiais), dentre outros que fazem parte do cotidiano escolar. Também serão expostos artigos de artesanato e utensílios diversos, confeccionados por estudantes especiais”, informou a professora.

CENTRO DE MÍDIAS

Uma das novidades na organização da Semana de Ciência e Tecnologia para este ano no Amazonas será a integração de todos os 62 municípios do interior com as atividades programadas. Por meio do Centro de Mídias da Seduc, professores, estudantes e comunidades do interior terão acesso, por meio de transmissão via satélite, a uma série de atividades, dentre as quais: mostra de experimentos, exibição de documentários, palestras e oficinas.

Por meio de parceria firmada entre a organização da ‘Semana’ e a Seduc, a meta é vencer as distâncias e interiorizar a proposta do evento, beneficiando centenas de pessoas que vivem em municípios amazonenses distantes de Manaus.

SNCT

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é coordenada no Amazonas pela SECTI-AM, sendo considerado o maior evento da área no Estado. A edição 2012 da SNCT possui como tema “Economia Verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza”. Apesar do nome, as atividades da Semana Nacional de C&T começaram no início de outubro e irão se estender até o fim do mês. Mais de 3800 atividades serão desenvolvidas por cerca de 80 instituições em todos os 62 municípios do Amazonas. A Estação Ciência funcionará no Clube do Trabalhador do Sesi até este sábado (20 de outubro), gratuitamente, das 8h às 18h.

Fonte: CIÊNCIAemPAUTA, por  Afonso Júnior/Seduc