Semana de Informática recebe submissão de trabalhos científicos

Os trabalhos devem estar relacionados com os temas: formação de professores, políticas e práticas, tecnologia da informação aplicada aos sistemas educacionais e novas tecnologias, sociedade e meio ambiente. Foto: Reprodução
Os trabalhos devem estar relacionados com os temas: formação de professores, políticas e práticas, tecnologia da informação aplicada aos sistemas educacionais e novas tecnologias, sociedade e meio ambiente. Foto: Reprodução

Professores e acadêmicos da área de informática ou de áreas afins têm até o dia 20 de setembro para submeter trabalhos científicos a 7ª Semana de Informática. Os trabalhos devem estar relacionados com os temas: formação de professores, políticas e práticas, tecnologia da informação aplicada aos sistemas educacionais e novas tecnologias, sociedade e meio ambiente.

A Semana de Informática acontecerá no período de 21 a 24 de outubro, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), no município de Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus). Financiado pelo Governo do Amazonas, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam), o evento tem como objetivo divulgar as atividades em pesquisas científicas dos cursos de informática. A Semana foi contemplada pelo Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I).

Durante a Semana de Informática, serão ministradas palestras, minicursos e mesas-redondas, que contarão com a participação de convidados nacionais e internacionais. Os debates visam oportunizar aos participantes, professores e acadêmicos acesso a novos conhecimentos, conceitos e tecnologias, além de promover atividades relacionadas à informática para a comunidade itacoatiarense das escolas públicas e privadas.

De acordo com o professor da UEA/Itacoatiara, João da Mata Libório Filho, coordenador do evento, a interação entre universidade e comunidade no âmbito da informática é necessária para ambas as partes. “O evento proporcionará experiência aos nossos acadêmicos, uma vez que esses vão além do ambiente interno da universidade e ao mesmo tempo oportuniza à comunidade  experimentar novas tecnologias, neste caso, relacionadas à informática na educação”, finalizou.

APOIO DA FAPEAM

Para Libório Filho, o apoio da Fapeam é fundamental para a realização do evento. “Graças a esse apoio será possível trazermos palestrantes de universidades de renome nacional. Também foi possível adquirirmos todo material necessário para divulgação e distribuição no dia do evento. Agradecemos à FAPEAM pelo apoio”, concluiu o professor.

As inscrições para as atividades do evento serão online e estarão disponíveis a partir do dia 15 de setembro.

Para mais informações, clique  www.seminfo.net.br

SOBRE O  POP CT&I

O Programa de Apoio de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, via Fapeam, que visa apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltados para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.

Fonte: Agência Fapeam, por Jéssica Fernandes