Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Amazonas é destaque em nível nacional

Danyelle Soares

*Retrospectiva 2012 SECTI-AM 

 

O Amazonas alcançou neste mês de dezembro o primeiro lugar no ranking de atividades realizadas na Semana Nacional de C&T (SNCT) de 2012. Isso se deve ao esforço da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM), que realizou o último evento relacionado à Semana, no período de 12 a 15 deste mês, no município de Tabatinga, interior do Estado. Além do recorde de atividades, o Amazonas foi o único a atingir com ações todos os municípios, 62 no total. Esta matéria integra a série produzida pelo CIÊNCIAemPAUTA voltada à divulgação das ações marcantes desenvolvidas pela SECTI-AM neste ano.

O destaque também veio por conta das inúmeras atrações disponibilizadas na Estação Ciência, que funcionou no Clube do Trabalhador (Sesi). Entre elas, essa foi a primeira vez que a SECTI-AM contou com um estande temático. Mas, não foi um simples estande. A secretaria construiu uma casa, que ganhou o nome de “Casa Tecnológica”, e nela foi possível encontrar tudo de mais moderno em termos de produtos.

A casa chamou muito a atenção dos visitantes que passaram pela Estação Ciência. Isso porque, em sua construção, foi usado material um tanto inusitado: o isopor, sendo totalmente sustentável. De origem europeia, essa nova técnica foi adaptada para a região Norte pela construtora Pessoa Engenharia LTDA e foi aprovada em testes feitos pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

A nova técnica de construção baseia-se no uso do isopor nas paredes  e revestimento de cimento e massa. Apenas as vigas e o aterro são de concreto para dar sustentação à construção. Também foram utilizadas garrafas pet para a construção do teto da Casa Tecnológica, pois o material melhora a sensação térmica e a acústica de todos os cômodos da casa.

TELEVISÃO  3D e COZINHA MODERNA

IMG_4734Dentro da Casa Tecnológica, foi possível encontrar os últimos lançamentos de produtos dos segmentos de informática, eletroeletrônico, eletrodomésticos fabricados por empresas do Polo Industrial de Manaus (PIM) e itens produzidos por micro e pequenas empresas do Amazonas, da área de cosméticos por exemplo.

Um dos equipamentos de última geração foi uma televisão que conta com os mais diversos aplicativos disponíveis no mercado, como rede sociais. Já na cozinha, para as mulheres que gostam de novidades, as atrações ficaram por conta da máquinas de fritar, com pouca ou quase nenhuma quantidade de óleo, e as panelas de vidro temperado e cabo removível.

ECO FUSCA

Logo na entrada da casa, chamou a atenção das pessoas o primeiro carro elétrico de Manaus. O modelo recebeu o nome de Eco Fusca e vem com 45 baterias de Lithium instaladas debaixo do capô dianteiro, onde era localizado o tanque de combustível. Com isso, o veículo consegue ter uma autonomia de 250 quilômetros, atingindo uma velocidade de até 160 Km/h. O Eco Fusca tem uma central computadorizada e um motor de 110 cavalos. Além disso, as baterias têm vida útil de aproximadamente 10 anos.

IMG_4708

A adaptação do carro tradicional para o elétrico custou aproximadamente R$ 50 mil. O proprietário do carro é o especialista em injeção eletrônica Alex Soares. Além de possuir grande autonomia, outra vantagem é que o potente fusca não prejudica o meio ambiente como os veículos tradicionais por não gerar gases poluentes.

VISITA DO GOVERNADOR

Omar visita estande do UninorteEssas e outras atrações acabaram chamando a atenção do Governador do Estado Omar Aziz, que visitou a Semana Nacional de C T&I no último dia do evento. Durante a passagem pelos estandes, Omar destacou, na ocasião, a importância dos investimentos na área de CT&I para o desenvolvimento do estado. “Com investimentos, conseguimos avançar cada vez mais na questão da Ciência e Tecnologia. Através de atividades como a Estação Ciência se consegue trazer a comunidade, principalmente os estudantes, para que possam despertar para ciência, ter contato com novas tecnologias, tornando-se futuros pesquisadores. Além disso, é o espaço em que instituições, empresas e escolas podem mostrar claramente o potencial de cada um”, disse.

PARCERIAS DE SUCESSO

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) contou com a parceria de mais de 80 instituições e empresas. Desde órgãos governamentais até empresas locais que são assistidas pelo Distrito Industrial de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Amazonas (Dimpe).

Além da Estação Ciência, a população da capital participou de uma série de atividades paralelas à exposição. Entre as ações inéditas, nesta edição da SNCT, destaque para o projeto “Melhor Idade na Ciência”, que envolveu os projetos da Universidade Aberta da Terceira Idade (Unati); o  “Ciência no Parque” e a “Pedalada da Ciência”. Também foram realizadas outras ações já tradicionais na programação da SNCT no Amazonas, como o “Papo Ciência na Escola” e o Café Científico.

Assim, iniciativas como essa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia representam uma grande oportunidade para que as crianças, jovens e adultos compreendam ainda mais que a ciência faz parte do nosso dia a dia. Ela está presente nas coisas mais simples e que pode ser mais fácil de aprender do que possamos imaginar. A SNCT é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e no Amazonas é coordenada pela SECTI-AM.

SNCT DE 2013

O MCTI já anunciou a data e o tema principal da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2013. O evento ocorrerá no período de ocorrerá entre 21 e 27 de outubro de 2013 trazendo o tema Ciência, Saúde e Esporte. No ano que vem, serão promovidas e estimuladas, em todo o país, atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema.

O tema da SNCT 2013 foi escolhido com o intuito de aproveitar o momento propício desses eventos, uma vez que despertam grande interesse do público e da mídia para organizar e estimular atividades que promovam o engajamento da população, em especial das crianças e dos jovens, com destaque para os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.