Semed homenageia titulares da Fapeam e da SECTI-AM

A diretora-presidenta da Fapeam, Maria Olívia Simão, ao lado de Eduardo Taveira, representando  Odenildo Sena, no evento. Foto: Denison Silvan.

A professora doutora Maria Olívia Simão, atual diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e o professor doutor Odenildo Sena, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, foram, nesta sexta-feira (27/09), homenageados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por intermédio da Divisão Distrital Zona I, da Prefeitura de Manaus.

 A placa que registra a homenagem a Maria Olívia Simão  se reporta à “dedicação, responsabilidade e contribuição na trajetória de dez anos da Fapeam, como instituição fomentadora de Ciência, Tecnologia e Inovação no Estado do Amazonas”. Frase semelhante foi direcionada ao secretário Odenildo Sena, representado durante o evento pelo secretário executivo adjunto, Eduardo Taveira.

A cerimônia de entrega da placa comemorativa ocorreu durante a abertura da I Feira de Ciências Naturais, Tecnologia e Educação, realizada no Centro Social Urbano (CSU), Parque 10.

O evento reuniu centenas de estudantes do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino e teve como temática “Que planeta eu quero para o meu futuro. Crescendo e aprendendo a ser sustentável”. A Feira foi organizada pela professora Waldenice Barreto e  por Gérnia Maria Pereira dos Santos, chefe de Divisão Distrital  da Semed.

O Programa Ciência na Escola (PCE), uma iniciativa da Fapeam, esteve presente com um estande que ensinou aos visitantes uma técnica de fazer massinha de modelar com trigo.

Intitulado Clube de Ciências, o projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal Vicente de Paula e é coordenado pela professora Berenice Santos, tendo como apoio técnico Anaís Leite e como bolsistas os estudantes Bruno Moreira, Luana Tiffany Silva e Jaime Santos.

SOBRE O PCE 

O Programa Ciência na Escola (PCE), criado em 2004, é uma ação de alfabetização científica e tecnológica destinada aos professores e estudantes dos ensinos fundamental e médio ou da educação profissional de jovens e adultos, a fim de envolvê-los em projetos de pesquisa desenvolvidos nas escolas públicas municipais e estaduais do Amazonas, com o apoio da Semed e da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc).

Fonte: Agência Fapeam, por Denison Silvan