Seminário debate Sistemas Locais de Inovação e Sustentabilidade no AM
27/10/2011 – Conhecer padrões de capital de investimento e avaliar sua aplicabilidade na realidade regional estimulando a inovação, este é o objetivo do Seminário Sistemas Locais de Inovação e Sustentabilidade. A atividade acontece no dia 28 de outubro, às 9 horas, no pavilhão central do Studio 5 Centro de Convenções (Av. Rodrigo Otávio, 555 – Distrito Industrial), como parte da programação da Feira Internacional da Amazônia (FIAM).
“Nossa intenção é trazer estudiosos de sistemas locais de inovação para conhecer as perspectivas de mercado e as adaptar à nossa realidade”, explica Kleber Abreu, Chefe do Departamento de Apoio à Pesquisa e Inovação da Secretaria de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SECTAM). Ele se refere aos convidados que participarão do seminário, como Marttin Launonen (Finlândia), José Eduardo Cassiolato (Rio de Janeiro) e Helena Lastres (Rio de Janeiro).
Kleber Abreu explica que há interesse de conhecer melhor a dinâmica dos sistemas locais de inovação, pois unem todos os atores que favorecem a inovação: empresas, academia e Governo. “É preciso trazer essa cultura do investimento para o Amazonas”, finaliza.
Durante o Seminário Sistemas Locais de Inovação e Sustentabilidade, empresários, pesquisadores e autoridades terão a oportunidade de conhecer modalidades de investimento, como as oferecidas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Uma programação intensa compreende cinco palestras conforme descrito a seguir:
9h – Abertura
Composição da Mesa 1:
Moderador: Dalton Chaves Vilela Junior – Secretário Adjunto da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia do Amazonas- SECTAM
9h – Palestra 1: Sistemas Locais de Inovação: Uma abordagem Sistêmica
Palestrante: José Eduardo Cassiolato (Pós-Doutorado – Université Pierre Mendes-France, França, 2000 D. Phil.- Universidade de Sussex, Inglaterra, 1992 ‘Master of Arts’ em Economia do Desenvolvimento)
9h40 – Palestra 2: Parques Tecnológicos X Sistemas Locais de Inovação
Palestrante: Martti Launonen (Ph.D., Economia e Administração de Empresas, 1999)
Composição da Mesa 2
Moderador: Kleber Abreu Sousa – Chefe do Departamento de Apoio a Pesquisa e Inovação da Secretaria de Estado de Ciências e Tecnologia do Amazonas- SECTAM
11h20 – Palestra 3: A importância do BNDES no apoio à Inovação
Palestrante: Helena Maria Martins Lastres (Pós-doutorado em Inovação e Sistemas Produtivos Locais pela Université Pierre Mendès-France, Grenoble, França; Ph.D. em Desenvolvimento Industrial e Política de Ciência e Tecnologia, SPRU, Sussex University, Inglaterra)
12h – Palestra 4: Capital de Investimento e fortalecimento para as MPEs
Palestrante: Humberto Matsuda (MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores pela FIPECAFI (Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras).
12h50 – Palestra 5: Rodada de Investimentos x Startups
Palestrante: Ana Carolina Merighe (Especialização em Global Business Management)
Clique aqui e acesse a programação completa.
Mais informações pelo e-mail deapi@sect.am.gov.br ou pelo telefone (92) 4009-8108.
CIÊNCIA EM PAUTA/SECTAM