Seminário discute o panorama de CT&I na área de saúde no Amazonas

CIÊNCIAEMPAUTA, POR MARLÚCIA SEIXAS

O PPSUS foi criado para  promover a descentralização do fomento à pesquisa em saúde. Foto: reprodução

Reunir gestores de instituições de ensino, pesquisa e saúde, pesquisadores e estudantes para apresentar o panorama das ações e investimentos em ciência, tecnologia e inovação (CT&I) na área de saúde foi um dos objetivos do Seminário de Avaliação do PPSUS, que foi realizado na sexta-feira (23), no auditório Luiz Montenegro, da Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT/HVD).

Na oportunidade,foi lançado o Catálogo PPSUS Amazonas, que contempla pesquisas desenvolvidas no Estado no âmbito do Programa de Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS).

Iniciativa do Governo Federal, o PPSUS foi criado para promover a descentralização do fomento à pesquisa em saúde e com isso permitir ações mais pontuais e específicas em cada Estado. O Programa visa também aproximar o campo da saúde pública do universo da ciência, tecnologia e inovação e, a partir daí, buscar respostas eficazes para as principais demandas na área da saúde pública.

AMAZONAS

De 2004  a 2013 foram realizadas seis edições do PPSUS no Estado, sendo que a quarta, referente ao edital 002/2012, está em vigência até 2015. Os editais 001 e 002/2013 encontram-se em análise. As demais edições referem-se aos anos de 2004, 2006 e 2009.

Esses investimentos em pesquisa foram possíveis graças a parcerias entre o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit),  o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Secretaria  de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-AM) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam ), com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Susam).

O catálogo contempla 46 trabalhos distribuídos em quatro áreas. Imagem : SECTI-AM

Imagem : SECTI-AM

CATÁLOGO

A edição do catálogo lançada contempla trabalhos distribuídos em quatro áreas: doenças transmissíveis, doenças não transmissíveis, saúde de populações em situação de vulnerabilidade, e  políticas públicas e gestão de saúde.

O catálogo visa não só a divulgação dos resultados alcançados no PPSUS, mas também contribuir para a transferência de tecnologia entre pesquisadores e gestores,  de forma a promover o avanço da saúde e da qualidade de vida da população do Amazonas.

Acesse aqui a programação completa do Seminário.

CIÊNCIAemPAUTA, por Marlúcia Seixas