Seminário discute representações audiovisuais sobre a Amazônia
O Núcleo de Antropologia Visual (Navi) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizará, nos dias 21 e 22 deste mês, o seminário ‘O Filme Documentário na Amazônia’, para discutir as representações audiovisuais sobre a Amazônia de 1997 a 2010. O evento é gratuito, está com inscrições abertas e terá certificação aos participantes.
Segundo a coordenadora do seminário, doutora em Ciências Sociais Pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e professora da Ufam, Selda Vale, o objetivo do seminário é reunir realizadores, estudantes, pesquisadores em audiovisual e público em geral, para discussões sobre o gênero através das representações audiovisuais sobre a Amazônia.
O evento conta com aporte financeiro do Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) por meio do Programa de à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev).
As discussões fazem parte do projeto de pesquisa ‘Amazônia Audiovisual: representatividades contemporâneas’, que também é coordenado por Selda Vale e que também recebe aporte financeiro do Governo, via Fapeam, por meio do Programa de Apoio à Pesquisa (Universal Amazonas).
PROGRAMAÇÃO
A programação do seminário contará com palestras e exibição de filmes dos cineastas, Silvio Da-Rin e Jorge Bodansky, além de mesas-redondas e fóruns de pesquisa. As atividades serão realizadas de 8h30 às 12h e das 14h às 18h, no auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL/Ufam).
A partir das 19h30, nos dois dias do seminário, haverá mostra de documentários dos estados do Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Acre e Amapá, no Cine Teatro Guarany, anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro, na avenida Sete de Setembro, Centro.
AMAZÔNIA AUDIOVISUAL
No estudo, intitulado ‘Amazônia audiovisual: representatividades contemporâneas’, desenvolvido desde 2013, estão sendo feitas análises das representações audiovisuais sobre a Amazônia produzidas em filmes documentários nos Estados do Amazonas, Pará, Amapá, Roraima, Acre e Rondônia.
Além do levantamento e mapeamento da produção, almeja-se desenvolver uma reflexão sobre as discursividades presentes nas imagens e nos temas escolhidos pelos realizadores locais e os mecanismos de incentivo ao audiovisual na região.
“O mundo está passando por constantes mudanças e precisamos entender como essas mudanças sociais afetaram a região. Isso pode ser captado por meio do audiovisual, analisando, por exemplo, os documentários produzidos. Temos de conhecer, através do visual fílmico, que Amazônia é essa que estão reproduzindo e o que estão falando sobre ela”, esclareceu Selda.
SOBRE O PAREV
O programa tem como objetivo apoiar a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) como congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar os resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico regional, nacional e internacional.
Fonte: Agência Fapeam, por Camila Carvalho