Seminário fortalece parcerias em CT&I entre Brasil e Itália

Ciência em Pauta, por Lisângela Costa

31/05/12 – Com um público estimado de 150 pessoas, ocorreu na noite desta quarta-feira (30), a solenidade de abertura do VI Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil-Itália. O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SECTI-AM) em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), a Embaixada da Itália e o Serviço de Apoio a Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae-AM).

Realizado pela primeira vez no Amazonas, o evento tem o objetivo de contribuir para o estreitamento das relações entre os dois Países, bem como favorecer a troca de experiência na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). Participam empresários, representantes de classes, representantes do governo, comunidade acadêmica e lideranças da sociedade civil.

Durante a abertura do evento, o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Odenildo Sena, ressaltou que o Amazonas passou a compor o mapa da ciência brasileira recentemente e que esse fato proporcionou ao Estado uma série de avanços, como por exemplo a formação de 208 doutores e aproximadamente 1300 mestres por meio de investimentos efetuados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) desde sua criação.

Sena frisou também que a realização do seminário é uma demonstração de que o Amazonas atingiu um patamar tal que, ao lado das ações visando a resolver carências, o Estado caminha no sentido de buscar parcerias internacionais que contribuam para o adensamento da ciência produzida na Amazônia e no Brasil. “O nosso propósito é que esse seminário seja o começo de uma longa estrada de negociação de parcerias com base nas discussões a serem realizadas a partir dos dois temas propostos (Polo Naval e Telemedicina), mas também que esses dois eixos sirvam de pretexto para que ações futuras em outras áreas sejam desenvolvidas conjuntamente”, afirmou o secretário. “A ciência não cresce sozinha. Ela só cresce com parcerias”, completou.

Expectativa

O representante da Embaixada da Itália, Roberto Spandre, afirmou que existe uma grande expectativa em nível internacional em torno dos resultados tangíveis a serem gerados a partir da realização do seminário. “A realização do seminário é um momento imperdível para a Amazônia. Os resultados podem contribuir para ações extremamente importantes e para a melhoria da qualidade de vida das gerações futuras”. Outro aspecto destacado por Spandre foi o fato da iniciativa estar sendo capitaneada por um órgão governamental, no caso a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, por acreditar que o poder público deve estar cada vez mais próximo dos cidadãos.

O reitor da Universidade do Estado do Amazonas, José Aldemir de Oliveira, falou a respeito dos resultados positivos alcançados pela instituição de ensino e pesquisa, que completou 10 anos em 2012, por meio dos programas de formação de professores à distancia e de Telemedicina. O reitor também aproveitou a ocasião para anunciar a implantação, a partir do próximo ano, do curso de Engenharia Naval da UEA.

Inovação tecnológica

Logo após a solenidade de abertura, houve a realização da Palestra Magna “Olhando para o futuro: a evolução da tecnologia e o impacto na sociedade”, proferida pelo Diretor do EIT Italy (European Institute for Innovation and Technology), Roberto Saracco. Apontado como uma referência internacional na área, Saracco expôs para o público presente algumas das últimas novidades em termos de inovação tecnológica em áreas estratégicas, como nanotecnologia, bioengenharia e biomedicina.

Entre as novidades que chamaram a atenção do público, destaque para sensores a serem aplicados nas veias, os quais terão a possibilidade de fornecer informações relacionadas aos níveis de plasma e de glóbulos vermelhos; aspiradores de pó que realizam limpezas sem a necessidade de serem guiados por pessoas e a criação de serviços a partir de informações em nível de bits.

Programação segue nesta quinta-feira

Os debates do VI Seminário de Tecnologias Estratégicas Brasil-Itália continuam nesta quinta-feira (31), das 9h às 18h. “As novas tecnologias para a construção naval” é uma das temáticas do seminário. O painel sobre novas tecnologias para o setor vai contar com a apresentação do projeto de reestruturação do polo naval do Amazonas, que está em fase de construção. O projeto vai ser apresentado pelo secretário-executivo da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), Ronney Campos. Ele destaca a importância do evento diante da possibilidade da troca de experiências e de investimentos, principalmente, devido à expertise da Itália no segmento da construção naval.

O intercâmbio de tecnologias e experiências será estimulado com a presença de painelistas italianos e amazonenses. Do lado italiano, participam o presidente da Modimar, Corrado Montefoschi, e o Project manager da Seacom, Marco Tartaglini. Do lado brasileiro, além do representante da Seplan, participa o diretor da Faculdade de Tecnologia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Waltair Machado. O painel será mediado pela coordenadora- geral de Estudos Econômicos e Empresariais da Suframa, Ana Maria Souza.

Além da “Construção Naval”, o evento também tem como eixo temático a “Telemedicina”, onde serão evidenciadas as principais características, novas tendências e impactos da utilização estratégica destas tecnologias adaptadas à realidade em âmbito nacional e internacional, explica o chefe do Departamento de Apoio à Inovação da SECTI-AM, Kleber Sousa.

Programação:

31/5 – QUINTA-FEIRA

8h30 – Credenciamento

9h – PAINEL: “NOVAS TECNOLOGIAS PARA A CONSTRUÇÃO NAVAL”

Apresentação: 1.Prof. Waltair Machado – Universidade Federal do Amazonas (UFAM); 2. Corrado Montefoschi  – Presidente Modimar s.r.l;     3. Marco Tartaglini – Project Manager  (SEACOM); 4. Ronney Cesar Campos (SEPLAN)

Debatedora: Ana Souza – Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA)

11h – Pausa para café

11h15 – PAINEL: “O USO DO TRANSPORTE NAVAL EM AÇÕES ASSISTENCIALISTAS”

Apresentação: 1.ING. Massio Magrini – Swiss School of Management (SSM); 2.Evandro Brandão – Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA)

Debatedor: Prof. Waltair Machado – Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

 

12h15 – Pausa para Almoço

 

14h30 – PAINEL: “O USO DA TECNOLOGIA PARA A PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS À DISTÂNCIA”

Apresentação: 1. Prof. PhD Vicenzo Ferrari – EndoCAS da Universidade de Pisa; 2. Graziano De Petris – Hospital da Universidade di Trieste, -Paleoradiologia e Radiologia Forense; 3. Prof. Cleinaldo A. Costa – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Debatedor: Prof. Pedro Máximo – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

 

16h30 – Pausa para café

 

16h45 – PAINEL: “INFRAESTRUTURA E REDES”

Apresentação: 1. Graziano De Petris – Hospital da Universidade di Trieste, -Paleoradiologia e Radiologia Forense; 2. Filippo Celestino – TELECOM ITALIA; 3. Umberto Napolitano – TELECOM ITALIA

Debatedor: Prof. Cleinaldo A. Costa – Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

17h45 – Encerramento

 

Ciência em Pauta/SECTI-AM, por Lisângela Costa