Sergio Gargioni apresenta Confap em Conferência Internacional
O presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Sergio Gargioni, fez uma palestra durante o Going Global 2014, conferência anual do British Council, promovida em Miami (EUA). Sua apresentação tratou da estratégia da inovação no Brasil para promover crescimento e economia, além dos projetos nacionais e do papel do Confap. O evento reuniu especialistas em educação superior do mundo todo, entre ministros de educação, reitores, líderes políticos, acadêmicos e gestores de instituições de ensino.
Foi discutido no evento como a internacionalização da educação superior influencia a estrutura dos sistemas nacionais de educação e inovação. Outro objetivo da conferência é a reflexão sobre a relação entre a formação de talentos nos países dos participantes e a necessidade de incluir todas as camadas da sociedade na educação superior. Também foram abordada quais as iniciativas para resolver esse problema e como elas ajudam no desenvolvimento social e diversificado desses talentos nacionais.
Ainda estiveram em pauta assuntos como sistemas de inovação globais e nacionais (indústria e universidades), como eles funcionam juntos e de que forma podem contribuir para o crescimento dos países.
Outro tema em pauta foi o modelo brasileiro estratégico de inovação e pesquisa, do qual participaram o presidente do Confap; Sergio Gargioni; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva; o vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências, Hernán Chaimovich, e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Bonciani Nader.
Na delegação do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa estavam, além do presidente, Maria Olívia Simão, diretora-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam); Maria Zaíra Turchi, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg); Mario Neto Borges, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig); e Ruy Garcia Marques, presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).
Fonte: Assessoria do Confap